Como forma de conter a propagação do vírus, classificado como um coronavírus, que já matou 17 pessoas e infectou cerca de 600, incluindo 15 funcionários de saúde, o governo de Pequim decidiu isolar a cidade Wuhan, na província de Hubei. Foi em Wuhan onde o coronavírus teve início.
A medida é tomada numa altura em que os chineses preparam-se para celebrar o novo ano lunar, equivalente ao ano novo nas civilizações ocidentais, que inicia este sábado. Investigações preliminares revelam que o vírus teria surgido num mercado ilegal de venda de animais selvagens.
Cidades como Pequim, Xangai e Hong Kong registaram nos últimos dias alguns casos do coronavírus. Já no exterior, Tailândia registou quatro casos, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul registaram um cada. A OMS debate esta quinta-feira a possibilidade de declarar o surto do vírus uma emergência internacional de saúde.
O coronavírus é uma epidemia que se transmite por meio de contacto humano, causando febre, pneumonia e dificuldades de respiração.