Teve lugar hoje, na capital Angolana, Luanda, a sessão extraordinária dos chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC. A principal agenda do encontro foi a crise de segurança prevalecente na República Democrática do Congo.
Os chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, estiveram reunidos, este sábado, na capital Angolana, Luanda, para uma sessão extraordinária da região.
O encontro, que foi orientado pelo Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, na qualidade de presidente em exercício da SADC, acontece a cerca de um mês de eleições na República Democrática do Congo, um país mergulhado numa crise de segurança político-militar.
Por isso foi eleito, como o principal ponto de debate, a segurança e a paz na República Democrática do Congo, num contexto em que a região procura condições para destacar um contingente militar para restabelecer a segurança, bem como do início da retirada progressiva da Monusco, assim como da retirada dos militares da Comunidade da África Oriental.
A cimeira foi antecedida por uma reunião da Troika do Órgão da SADC, devendo, na ocasião, discursar o Chefe de Estado zambiano, Hakainde Hichilema, próximo presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança.