O Presidente da República, Daniel Chapo, quer um Governo que age com competência, responsabilidade, integridade e comprometimento com os interesses do povo. Chapo falava, esta sexta-feira, durante a tomada de posse do ministro da Presidência para Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais e dos Conselheiros do Chefe de Estado.
Daniel Chapo continua a compor o seu Governo, e, durante o evento, que teve lugar na cidade de Maputo, o Chefe de Estado lembrou aos empossados que “o povo quer um Governo que age com competência, responsabilidade”, de forma a criar alicerces para a independência económica do país.
Chapo disse ainda esperar que os Conselheiros de Chefe de Estado encontrem caminhos inovadores para superar as dificuldades económicas, trazendo novas abordagens. “O povo espera acções concretas que tragam soluções eficazes”, vincou.
O Presidente salientou o papel estratégico do Ministro na Presidência para os Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais, cargo assumido por Eduardo Joaquim Mulémbwè, sublinhando sua responsabilidade na ligação entre o Executivo e o Legislativo. Sobre o Secretário de Estado na Província da Zambézia, Avelino Pinto Muchine, reforçou a importância do respeito pela separação de poderes e da cooperação com o Governo Provincial dentro do quadro legal.
A assessoria presidencial também recebeu directrizes claras. Aos Conselheiros do Chefe de Estado, enfatizou a necessidade de serem “a bússola para as decisões estratégicas do novo Governo”. Destacou ainda o papel da Conselheira para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais, Beatriz da Consolação Buchili, na defesa da legalidade e do Estado de Direito.
Entre outras áreas, na esfera económica, o Conselheiro para os Assuntos Económicos e de Desenvolvimento, Mateus Magala, foi incumbido de fortalecer a formulação de políticas eficazes, atrair investimentos e impulsionar o crescimento sustentável. O Presidente da República também destacou a necessidade de alinhamento da diplomacia moçambicana com as transformações globais.
O Adido de Imprensa, Adilson Virgílio Adinane, recebeu a missão de utilizar sua vasta experiência em comunicação para apoiar o Chefe de Estado na divulgação de suas acções e na gestão da sua imagem. A directora do Gabinete da Esposa do Presidente, Laura Salvador Machava, terá a responsabilidade de auxiliar a Primeira-Dama nas suas funções oficiais e iniciativas sociais e culturais.
Reforçando a necessidade de transparência e responsabilidade, o estadista deixou um recado directo: “Não pode haver espaço para o lambebotismo, o escovismo, a mentira e o ‘embelezar’ dos factos para agradar ao Chefe. A verdade deve ser dita”. O governante frisou que as decisões devem ser fundamentadas em fatos reais e soluções concretas para beneficiar o Estado e a população moçambicana.
Por fim, exortou os recém-empossados a assumirem suas funções com humildade, responsabilidade e determinação. “Agora é momento de agir com coragem e firmeza. Sigamos juntos nesta missão de servir a pátria e o povo moçambicano”, concluiu.