O País – A verdade como notícia

Chapo promete estradas e hospital distrital em Sanga

Daniel Chapo continua a trabalhar na província de Niassa, escalando os distritos a norte da província, nomeadamente, Muembe, Sanga e Lago. Nos três distritos o candidato está a divulgar o seu manifesto eleitoral, explicando à população a razão pela qual deve votar na Frelimo e no seu candidato. 

No comício que orientou no distrito de Sanga, um dos primeiros distritos a ficar livre do colonialismo, recebendo, por isso, em 1969, no Posto Administrativo de Madjetche, o segundo congresso da Frelimo, chamado congresso da vitória contra o colonialismo português, Chapo enalteceu a história daquela região que foi palco de um dos mais importantes marcos históricos da luta de libertação de Moçambique. 

Chapo apresentou-se, mais uma vez, como o candidato mais experiente dos quatro que concorrem à presidência da República. Disse ainda que essa experiência foi ganha durante os trabalhos que realizou enquanto governante de Nacala-a-Velha, Palma como administrador distrital e, em Inhambane, como Governador Provincial. 

Foi com base nessas experiências que a Frelimo o escolheu, em Maio passado, como seu candidato. E pediu que toda a população de Sanga votasse nele para dirigir a República de Moçambique. 

Para o candidato da Frelimo, nenhum partido pode se gabar de ter feito alguma coisa em benefício ao povo de Sanga, mas a Frelimo eletrificou o posto administrativo de Macaloge e outras comunidades em Unango, construiu mercados, centros de saúde, pontes, salas de aulas. 

Chapo alertou aos presentes para que não se deixem enganar pelos que nunca fizeram nada para a população local. Lembrou aos mais velhos que em Sanga não havia estrada alcatroada, mas graças à governação da Frelimo a mesma está lá. E por isso, no dia 9 de Outubro, os eleitores de Sanga devem votar para agradecer as realizações dos últimos anos, mas também devem votar para resolver os problemas que ainda persistem.

Depois de enumerar as realizações apontou as preocupações da população que devem constituir prioridade do seu partido nos próximos cinco anos de governação. E começou por prometer resolver a preocupação que se prende com a reabilitação da estrada Unango-Madjetche, que deverá incluir ainda a estrada que dá acesso à Malulu, sede do distrito de Sanga. Disse ainda saber que a população de Sanga precisa de um Hospital Distrital, precisa de uma agência bancária. Acrescentou que a Frelimo e o seu candidato são os únicos que sabem que Sanga produz muitos cereais e precisa de uma fábrica para os processar, de modo a não continuarem a apodrecer nos armazéns dos produtores.

Sanga, segundo Chapo, precisa ainda de sistemas de abastecimento de água na vila sede e em várias outras localidades. E por ter sido o distrito que aconteceu o segundo Congresso da Frelimo, Chapo prestou homenagem ao antigo combatente, Marcos Bizale, mais conhecido por Dumbo, que recentemente perdeu a vida em Malulu.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos