O País – A verdade como notícia

Chapo lança fundo de 40 milhões de dólares

O Presidente da República lançou hoje, em Ricalha, distrito de Marracuane, o Fundo de Garantia Mutuária, orçado em 40 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial. De acordo com Daniel Chapo, o fundo beneficiará 15 mil Pequenas e Médias empresas nacionais geridas por jovens. Chapo falava hoje durante abertura da 60a edição da Feira Internacional de Maputo, Facim. 

Arrancou, nesta segunda-feira, a maior montra comercial do país, a Feira Internacional de Maputo – Facim, na sua 60a edição. O primeiro visitante foi Daniel Chapo, a quem coube fazer a abertura da exposição.

O Chefe do Estado dedicou o dia para ver de perto o que está exposto em cada um dos 3150 expositores, entre nacionais e estrangeiros. Chapo passou de stand a stand e ouviu o que levou cada um a Ricaltlha. 

Na Facim podem ser encontrados produtos desde agrícolas, artesanais, tecnológicos e tantos outros que, na visão do Presidente da República, demonstram a capacidade que o país tem para alcançar a tão propalada independência financeira. 

Durante a cerimónia de abertura do evento, o Governo lançou o fundo de 40 milhões de dólares, proveniente do destinado a 15 mil pequenas e médias empresas nacionais.  Mas é necessário eliminar as burocracias para o acesso ao dinheiro.

Porque no evento houve premiação aos maiores exportadores, com destaque para a Mozal, Daniel Chapo diz que o acto reforça o compromisso do Estado em remover as barreiras que minam o ambiente de Negócio, bem como a promoção da exportação de produtos da marca made in Moçambique.

A FACIM 2025, que decorre de 25 a 31 de Agosto, conta com a participação de cerca de 30 países, com destaque para África do Sul, país de honra da feira. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos