A terceira Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo elegeu, na tarde desta sexta-feira, na Cidade da Matola, Daniel Chapo como Presidente do partido.
No acto de tomada de posse, Chapo jurou servir fielmente a Frelimo, defender e preservar a coesão entre os membros e cumprir as tarefas do partido.
Tomada a posse, Daniel Chapo agradeceu os “camaradas” nos seguintes termos: “Este é um momento especial para o nosso partido, e de muita responsabilidade, por estarmos a assumir este grande partido, que começou a construir Moçambique a partir de 1962. Agradecer pelo voto de confiança que os camaradas membros do Comité Central, que representa milhões de membros, simpatizantes, militantes e população moçambicana em geral”.
De seguida, Chapo disse que quer continuar a trabalhar com todos para consolidar a paz, a unidade nacional e o desenvolvimento do país. “Só é possível fazermos isso se estivermos unidos do Rovuma a Maputo”.
Para Chapo, não há ninguém que pode dirigir um país como Moçambique e garantir o bem-estar dos moçambicanos sozinho. Tal tarefa só é possível com unidade, independentemente das diferenças raciais, étnicas ou religiosas.
Assim, Daniel Chapo sucede a Filipe Nyusi, que deixou o cargo à disposição na manhã desta sexta-feira.