O País – A verdade como notícia

Chapo defende que não é com manifestações que se desenvolve Moçambique, mas com a paz

Uma hora depois do anúncio dos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro, o candidato da Frelimo reagiu. Falando a partir da sede do partido Frelimo, esta noite, na Cidade de Maputo, Daniel Chapo não ignorou o contexto que o país enfrenta. Por isso mesmo, o candidato eleito defendeu que não é com manifestações que se desenvolve Moçambique, mas com a paz.

Conforme garantiu aos seus “camaradas”, Daniel Chapo quer construir um país de todos os moçambicanos, em que o diálogo continue sendo a base de resolução dos conflitos. Na sua percepção, a paz, a tolerância, o diálogo, o debate de ideias e a inclusão devem constituir fundações da convivência democrática. Por essa razão, Chapo reiterou para que os órgãos competentes trabalhem e esclareçam o crime hediondo que ceifou a vida do advogado Elvino Dias e do mandatário nacional do PODEMOS, Paulo Guambe, de modo que os culpados possam ser responsabilizados pelo crime.

Além de reiterar repúdio contra o duplo assassinato de sexta-feira, Chapo manifestou a sua solidariedade por todos os cidadãos afectados pelas manifestações de segunda e desta quinta-feira. “Não é esse o país que queremos para as novas gerações. A Frelimo é um partido da paz, de unidade, de harmonia, de defesa da independência e da integridade territorial. Vamos continuar a defender esses princípios”, prometeu.
Chapo comprometeu-se a trabalhar pelo pluralismo democrático, de maneira que o debate de ideias possa reinar entre os moçambicanos.
Não obstante, Daniel Chapo disse que tirou muitas ilações do processo eleitoral. Por conseguinte, prometeu que vai procurar fazer o melhor para o povo, independentemente da origem, da cor política, da religião, da cor de pele e de qualquer coisa que possa ser diferente. “Vamos trabalhar para todos os moçambicanos para que todos possam ter as mesmas oportunidades”.

Dirigindo-se particularmente ao Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, o candidato eleito disse: “Ficamos este tempo todo, desde a votação até ao anúncio dos resultados, não porque não tivéssemos nada para dizer, mas por respeito à lei e às instituições que lidam com a matéria eleitoral. E porque temos de ser coerentes com o compromisso com a verdade, decidimos ser responsáveis. Prometemos que iremos liderar pelo exemplo e respeitar o princípio da lei”.

Chapo agradeceu a Frelimo, pela confiança depositada para liderar o próximo ciclo de governação. Agradeceu aos membros presentes na sede do partido, aos militantes, aos simpatizantes e à população em geral, do Rovuma ao Maputo e no estrangeiro, pois, sublinhou: “Não se ganha eleições sendo apenas candidato, quem ganha eleições é a máquina do partido Frelimo; não se ganha eleições sendo um One Man Show”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos