O País – A verdade como notícia

Chapo anuncia nomeação de Secretário de Estado das Artes e Cultura

O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou, para breve, a nomeação de um Secretário de Estado das Artes e Culturas, e reiterou o seu compromisso com a cultura moçambicana.  

 “Temos que nomear alguém que respire a cultura, que percebe da cultura e que se identifica convosco”, disse Daniel Chapo, esta terça-feira, durante uma reunião, com as organizações e associações artístico-culturais, encabeçadas pela Associação Moçambicana de Autores (SOMAS), num encontro marcado por um diálogo aberto e descontraído sobre o futuro das indústrias culturais em Moçambique. 

Entre as agremiações presentes incluem a Associação Moçambicana de Estilistas, Associação Moçambicana de Teatro, Associação Moçambicana de Gospel, Associação dos Músicos Moçambicanos, Associação Nacional dos Artesãos, Associação dos Músicos de Maputo, Associação Moçambicana dos Disc Jockey, Sociedade Moçambicana de Autores e a Federação das Associações Culturais.

O conjunto reiterou sua disponibilidade para colaborar activamente com o Governo no fortalecimento e promoção da cultura nacional.

Durante a interacção, os representantes das associações culturais apresentaram diversas preocupações, desde a digitalização de conteúdos culturais até questões relacionadas à protecção dos direitos dos autores. Chapo garantiu que estas questões serão tratadas com seriedade e que o Governo está comprometido em trabalhar lado a lado com os artistas.

 “A digitalização é um desafio nosso e vamos ter que trabalhar, tanto para o sector público, quanto para o privado”, destacou.

O governante demonstrou sensibilidade para com os desafios apresentados pelos artistas e enfatizou a importância da preservação da cultura moçambicana, incentivando a promoção e a valorização das artes no país. O Chefe de Estado ainda frisou que as indústrias culturais merecem um tratamento adequado e que a diversidade cultural deve ser um elemento de unidade e desenvolvimento.

O encontro contou com a presença da ministra da Educação e Cultura, Samaria dos Anjos Tovela, que acompanhou de perto as discussões e reforçou o compromisso do Governo em criar condições para o crescimento do sector.

Para garantir maior atenção às questões culturais, o Presidente da República anunciou, para breve, a nomeação de um Secretário de Estado das Artes e Culturas, ressaltando a importância de um gestor que compreenda as dificuldades e necessidades do sector.

A SOMAS reiterou seu papel na defesa dos direitos dos autores e na gestão colectiva desses direitos para garantir maior protecção e eficiência na remuneração dos artistas. Com relações estabelecidas tanto a nível nacional quanto internacional, através de acordos com a CISAC, OMP e UNESCO, a organização afirmou seu compromisso em contribuir para a solução dos desafios do sector. “Nós não podemos estar aqui como problema. Queremos fazer parte da solução”, frisou o Secretário-geral da organização, José Manuel Luís.

O encontro reforçou a necessidade de uma colaboração sólida entre o Governo e os artistas, com o objectivo de criar um ambiente propício para o desenvolvimento das indústrias culturais. O Presidente da República assegurou que haverá mais encontros futuros para discutir soluções concretas e promover iniciativas que impulsionem o sector, fortalecendo a identidade e a cultura moçambicana.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos