O País – A verdade como notícia

“Chalane” pode afectar quatro milhões de pessoas no país

O ciclone “Chalane” que poderá chegar ao país em tempestade tropical severa poderá afectar cerca de quatro milhões de moçambicanos.
A previsão dos impactos faz parte dos cenários pessimistas avançados pelo Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) ao Presidente da República, Filipe Nyusi.

“A previsão pessimista indica que o fenómeno pode atingir quatro milhões de moçambicanos, como impacto negativo; mais de seis mil escolas e cerca de 500 unidades sanitárias”, disse o Presidente Filipe Nyusi a jornalistas, tendo apelado às populações que residem nas zonas de risco de inundações a abandonarem esses locais.

Nyusi que visitou na manhã deste domingo o CENOE falou do nível de prontidão das autoridades, mas realçou à necessidade de prevenção e atenção de todos moçambicanos como melhor medida.

De acordo com as previsões, a tempestade tropical poderá ser sentida nas províncias da Zambézia, Sofala e Manica; no centro, bem como no sul do país, em algumas regiões de Gaza e Inhambane.

Conforme avançou Filipe Nyusi, as autoridades moçambicanas já tiveram informações de intensas chuvas no Madagáscar, tal como avançava um dos cenários meteorológicos previstos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos