Na tarde desta sexta-feira, Chakil Aboobacar foi eleito Secretário-Geral da Frelimo, durante a terceira Sessão Extraordinária do Comité Central, na Matola.
O número dois do partido Frelimo é político e escritor, tendo nascido na cidade de Quelimane, província da Zambézia. É licenciado em Ensino de Matemática, pela Universidade Pedagógica.
Desde cedo, dedicou-se à vida associativa, destacando-se como um activista social e político, particularmente na promoção da juventude, desporto e cultura. Na sua trajectória, entre várias actividades, desempenhou as funções de secretário provincial da Organização da Juventude Moçambicana, de Vice-presidente da Associação Centro de Arte e Artesanato – ASSOCIARTE, de secretário provincial da Associação Provincial de Atletismo e de vice-presidente e membro fundador da Associação Cultural Casa do Artista da Cidade da Beira, na província de Sofala.
É membro da Associação dos Escritores de Moçambique (AEMO) e, recentemente, desempenhava a função de vice-Presidente e Membro fundador da Ovedekula, Associação Moçambicana Para o Fundo de Literatura e Leitura.
Publicou, pela Associação dos Escritores Moçambicanos, a sua primeira obra de ficção narrativa “Uma Vida Qualquer” (2010) e “Pétalas d’água” (2018).