O País – A verdade como notícia

Cerca de 4,8 milhões de adolescentes serão vacinados até 11 de Outubro

Foto: O País

O Ministério da Saúde pretende vacinar 4,8 milhões de adolescentes, dos 12 aos 17 anos, até ao dia 11 de Outubro. A informação foi partilhada pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, que falava no lançamento da campanha de vacinação.

Moçambique pretende vacinar contra a COVID-19, até ao fim deste ano, cerca de 17 milhões de cidadãos elegíveis, em todo o país.

O processo de vacinação arrancou em Março de 2021 e já foram completamente imunizados cerca de 15 milhões de pessoas.

“Depois de várias vagas caracterizadas por dor, sofrimento e morte de entes-queridos, devemos continuar com os esforços para garantir que vacinamos e protegemos o maior número possível da população moçambicana”, disse o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

O dirigente falava na última sexta-feira, no lançamento de mais uma campanha de vacinação, que, desta vez, vai abranger cerca de 4,8 milhões de adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade.

“Queremos vacinar a totalidade do grupo-alvo a que nos propusemos. Devemos, com todos os sectores, incluindo os pais e encarregados de educação, garantir que, usando estratégias nas escolas, postos fixos de vacinação, unidades sanitárias e brigadas móveis, todos os adolescentes sejam vacinados”, referiu o ministro.

A vacinação iniciou-se na última terça-feira e estende-se até ao dia 11 de Outubro. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano é o principal parceiro neste processo.

“Tratando-se de uma vacinação nova no nosso país, nós sugerimos que todas as dúvidas sejam esclarecidas junto do pessoal da saúde, e não com qualquer pessoa que pode dar informações inadequadas”, disse Carmelita Namashulua, ministra da Educação.

A campanha de vacinação está orçada em cerca de 7 milhões de dólares norte-americanos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos