Cerca de 350 mil pessoas estão em risco de serem afectadas pelo ciclone tropical Jude nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Zambézia. O Instituto Nacional de Gestão de Risco e Redução de Desastres tem apenas capacidade para assistir 65 mil pessoas.
A província de Nampula será, a partir da manhã desta segunda-feira, afectada mais uma vez por um ciclone. Trata-se do ciclone tropical Jude, que poderá também atingir as províncias da Zambézia e Cabo Delgado. O Instituto Nacional de Gestão de Risco e Redução de Desastres fala de 341 mil pessoas que poderão ser afectadas pelo ciclone. Deste número, tem apenas capacidade para assistir 65 mil pessoas.
Os distritos de Nacala e Mossuril poderão ser a porta de entrada do ciclone Jude. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que o seu impacto seja forte.
Jude poderá ter implicações para algumas bacias hidrográficas, que segundo a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos já se encontram num nível alto.
O ciclone Jude terá impacto também nas vias de acesso, que poderão ser destruídas sobretudo nos distritos costeiros de Nampula e Zambézia.