O País – A verdade como notícia

Centro de Tratamento de Cólera em Nampula funciona em pleno

Foto: O País

A greve do pessoal de saúde continua, mas na cidade de Nampula, todos os profissionais do Centro de Tratamento de Cólera estão a trabalhar.

A garantia foi dada pelo enfermeiro responsável por aquele centro, em entrevista à nossa equipa de reportagem, tendo dito que, pela profissão e pela sensibilidade dos casos que cuidam naquele local, “ninguém aderiu à greve”.

Isto numa altura em que a cidade de Nampula continua a reportar casos de diarreia e cólera, que eclodiu há três semanas e já matou três pessoas.

Neste momento há 22 pessoas internadas, entre adultos e crianças. Dados partilhados pelo chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Saúde em Nampula, Avalinho Geraldino, mostram uma distribuição dos casos, nas últimas 24 horas, em oito bairros a saber: Carrupeia (2), Muatala (4), Mutauanha (5), Murrapaniua (4), Muahivire (2), Napipine (1), Lourenço (1) e Namutequeliua (2).

 

HCN: HÁ SERVIÇOS MÍNIMOS, MAS COM MUITA PRESSÃO

Enquanto isso, a nossa equipa de reportagem ouviu pacientes no Hospital Central de Nampula (HCN) que reclamam da morosidade no atendimento, seja no banco de socorros, assim como nos serviços de consultas externas.

Em entrevista, a porta-voz do banco de socorros, Dalva Khossa, reconheceu que há prestação de serviços mínimos, mas “os poucos profissionais estão muito pressionados”.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos