O País – A verdade como notícia

Centro de Saúde Matola Santos reaberto após três meses encerrado por inundações

Foto: O País

O Centro de Saúde Matola Santos, no Município da Matola, volta a funcionar, três meses depois do seu encerramento, devido ao alagamento das vias de acesso. A unidade reabriu as portas na última segunda-feira e já começa a registar adesão de pacientes.

“Ruas completamente alagadas, impossível transitar, tanto pela altura da água, bem como pelo terreno que é extremamente movediço”. Era a situação em que estava o Centro de Saúde Matola Santos durante cerca de três meses, devido à chuva que caiu entre Dezembro do ano passado e Janeiro do ano em curso.

Era um desespero total, pois vedava o acesso à saúde a mais de 65 mil pessoas, dos bairros Matola A e arredores, que tinham de recorrer às unidades sanitárias vizinhas e, por sinal, distantes, para ter atendimento.

Mas, o cenário hoje é diferente – as águas que inundavam a unidade sanitária já baixaram o que permitiu a sua reabertura.

Quem tinha que percorrer longas distâncias, formar longas filas e gastar mais dinheiro com o já deficiente sistema de transporte fala de dias difíceis.

“Nós tínhamos que ir ao Hospital da Matola 700 para ter atendimento. Não era um exercício fácil. Tinha que subir, pois tenho duas crianças e seria complicado ir lá a pé”, desabafou Cacilda Regina, mãe de duas meninas, que aguardava a sua vez na fila de atendimento no já reaberto Centro de Saúde.

Mas, nem todos tinham, ou dinheiro, ou disposição para percorrer longas distâncias para aceder a serviços de saúde. Anastácio Fernando optava pela automedicação.

“A minha outra opção era o Hospital Provincial da Matola, mas é longe. Quando tivéssemos uma dor de cabeça, comprávamos paracetamol para atenuar e só depois de piorar é que buscávamos por cuidados médicos. Agora, com o hospital aberto, ao invés de tomarmos quaisquer comprimidos, fazemos as análises e o médico passa-nos uma receita”, referiu a fonte.

A solução agora em aplicação é a abertura de caminhos que permitam o acesso ao centro de saúde.

Em chamada telefónica, a directora do Centro de Saúde da Matola Santos garante que o atendimento ocorre sem sobressaltos.

“Nós estamos abertos desde segunda-feira da semana passada (14) e, desde lá, tudo está a funcionar como antes do encerramento. É verdade que nos primeiros dias a adesão foi baixa, talvez por conta da chuva”, disse Nilsa De Jesus.

Questionada sobre a garantia de continuidade das actividades, a directora receia que, caso a chuva volte, o centro fique inacessível novamente.

“É um trabalho que ainda está a ser feito, por isso não podemos dizer que, se chover hoje ou amanhã, não poderemos voltar a fechar a unidade sanitária”, concluiu.

Apesar de a água ter reduzido e permitido a passagem dos utentes ao Centro de Saúde Matola Santos, ainda há charcos ao redor da unidade sanitária, que, havendo precipitação intensa, poderão voltar a vedar o acesso àquele hospital.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos