O País – A verdade como notícia

Centro de Saúde de KaTembe certificado para implementar estratégia de atendimento às crianças

Foto: O País

A unidade sanitária de KaTembe foi certificada para implementar a Estratégia de Atendimento Integrado às Doenças de Infância. A certificação resulta do facto de o centro de saúde em causa ter cumprido os requisitos propostos para o efeito, como a disponibilidade de pessoal e de medicamentos para o tratamento das doenças comuns em crianças.

O Ministério da Saúde certificou, esta quarta-feira, o Centro de Saúde de KaTembe para implementar a Estratégia de Atendimento Integrado às Doenças de Infância (AIDI), por ter cumprido requisitos para o efeito.

“O processo de acreditação implica que esta unidade sanitária [de KaTembe] tenha cumprido os requisitos para a implementação da Estratégia de Atendimento Integrado às Doenças de Infância. Os padrões definidos são a disponibilidade de pessoal treinado para atender a crianças, principalmente menores de cinco anos; disponibilidade de medicamentos definidos para o tratamento das doenças mais comuns em crianças; disponibilidade de equipamento específico para implementar a AIDI e que tenha tido apoio técnico e supervisão nos últimos seis meses”, explicou Gizela Zambujo, representante do Ministério da Saúde.

Segundo Alice de Abreu, vereadora de Saúde e Accão Social no Município de Maputo, as doenças que causaram preocupações às crianças menores de cinco anos de idade, durante o ano de 2022, são a pneumonia, que afectou 15 247 crianças; as doenças diarreicas, que resultaram em 8753 casos; a malária que causou 1398 casos e a disenteria com 740 casos.

“Registámos, em 2022, um total de 200 mortes e esta certificação visa reduzir a mortalidade infantil em menores de cinco anos de idade. Esta unidade sanitária de KaTembe foi acreditada e esperamos que responda aos anseios da nossa população”, disse Alice de Abreu, vereadora de Saúde e Accão Social no Município de Maputo.

Assim, passam para três as unidades sanitárias certificadas para o atendimento de menores sendo o Centro de Saúde de Chamanculo, Polana Cimento e, agora, o Centro de Saúde de KaTembe.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos