A Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM) lançou, nesta quinta-feira, o anuário de Estudantes Moçambicanos no Ensino Superior em Portugal relativo ao ano 2017, no Centro cultural Português.
O Anuário resulta de um trabalho conjunto entre a academia, os alunos e o tecido empresarial dos dois países e pretende fortalecer relações, ao mesmo tempo que valoriza o talento e o conhecimento no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A CCPM esteve representada pelo seu vice-presidente, Joaquim Tobias Dai. Durante a sessão foi também realizado um debate subordinado ao tema “A mobilidade do talento no espaço da CPLP”.
A Direcção da CCPM aproveitou para enaltecer o facto de, este ano, uma estudante moçambicana, Jackline Acub Munguambe, ter sido eleita Presidente da Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra. “Obviamente que este facto enche-nos de orgulho”, referiu Joaquim Tobias Dai.
Além do Anuário, a Câmara de Comércio aproveitou a ocasião para apresentar o projecto “Cria Rede”. Trata-se de uma plataforma onde as empresas e entidades associadas da CCPM poderão aceder aos currículos dos alunos e, de forma estruturada, contactá-los. Tem como objectivo estreitar dinâmicas entre a academia, as empresas, as instituições e a sociedade, com a missão de facilitar a identificação e valorização de talento.