O País – A verdade como notícia

Casos da Varíola dos macacos triplicam na Europa

O número de casos da Varíola dos macacos triplicou nas últimas duas semanas, na Europa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) insta os países a fazerem mais para prevenir a transmissão do vírus.

A OMS pediu, ontem, uma acção urgente para prevenir a transmissão da Varíola dos macacos na Europa, devido ao número de casos que tende a aumentar.

De acordo com a OMS, nas últimas duas semanas, o número de infecções pelo vírus triplicou, chegando aos cinco mil casos detectados em 51 países, em todo o mundo.

Na europa, o número de infecções representa cerca de 90% do total global, sendo que 31 países deste continente já identificaram casos, conforme avançou o director da OMS para a Europa.

Hans Kluge adiantou, ainda, que a maioria dos casos reportados até agora tem sido em pessoas entre os 21 e os 40 anos de idade.

O director da OMS para a Europa vincou que uma acção urgente e coordenada é imperativa, pois são necessários maiores esforços, apesar da decisão da agência de saúde da ONU de que a escalada do surto ainda não justifica ser declarada uma emergência de saúde global.

Recorde-se que a Varíola dos macacos é transmitida através de lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é, geralmente, de sete a 14 dias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos