O número de casos activos da COVID-19 em Moçambique caiu na quinta-feira para menos de 100, algo que já não acontecia desde Novembro do ano passado, antes da quarta vaga da doença.
Dados do Ministério da Saúde (MISAU) indicam que o número de casos activos oficialmente registados nos boletins de informação diária desceu esta semana de 2.123 na segunda-feira, para 534 na terça-feira, 174 na quarta e 88 hoje.
A queda acompanha a redução de todos os indicadores epidemiológicos desde o pico da quarta vaga em Moçambique, que aconteceu no início de Janeiro. A queda da mortalidade é outro dos sinais mais visíveis. Desde segunda-feira, o país registou dois óbitos.
Segundo as autoridades, a taxa de vacinação está perto de atingir os 80% da população-alvo, o que contribui para o recuo da COVID-19.
Em termos acumulados, Moçambique registou desde o início da pandemia, há dois anos, 2.198 mortes e 225.162 casos da COVID-19, dos quais 98% recuperados e 16 actualmente internados.
TRÊS PESSOAS INFECTADAS PELA COVID-19 EM 24 HORAS
Nas últimas 24 horas, houve registo de três infectados, resultantes de 1.035 testes feitos nas últimas 24 horas, período em que a taxa de positividade foi de 0.29%.
Todos os novos infectados são indivíduos de nacionalidade moçambicana, sendo um do sexo masculino e dois do sexo feminino.
No mesmo período, um paciente com COVID-19 foi hospitalizado e nenhum teve alta clínica, havendo, neste momento, 16 doentes internados devido ao vírus.
Também não houve mortes causadas pelo vírus e o cumulativo continua 2.198 óbitos
“Com satisfação partilhamos a informação sobre a recuperação de 13 indivíduos nas últimas 24 horas”, refere a Saúde, explicando que desses, nove ocorreram na província de Maputo e quatro em Nampula.