O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, será recebido pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump, a 19 de março, segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira pela Casa Branca.
De acordo com o comunicado, o encontro entre os dois Presidentes decorrerá no Salão Oval da Casa Branca. Os dois chefes de Estado irão discutir oportunidades de cooperação nas áreas da defesa e políticas comerciais, assim como a situação do conflito na Venezuela. Com a visita aos Estados Unidos da América este mês, o chefe de Estado brasileiro procura consolidar uma relação com o Presidente norte-americano, Donald Trump, do qual é um admirador confesso.
Os dois países têm-se aproximado militarmente, tendo Bolsonaro afirmado, em Janeiro, que não descartaria a instalação de uma base militar dos EUA no Brasil.
Após ser empossado, o ex-capitão do exército reuniu-se na capital federal brasileira com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, tendo prometido que iria fortalecer a cooperação económica e na área da segurança entre os dois países, bem como na luta contra os "governos autoritários" de Venezuela e Cuba.
Jair Bolsonaro disse esta quinta-feira, nas redes sociais que visitará, além dos EUA, o Chile e Israel. Com estas visitas, Bolsonaro disse que pretende fechar acordos e obter medidas concretas.