O Concurso de Barman juntou, na fase final, 20 profissionais de mesa e bar para testar as suas habilidades na preparação de bebidas destiladas. Carlos Matecane sagrou-se o maior vencedor do certame, enquanto que Fred Conge e Licesinho Munguambe ocuparam o segundo e terceiro lugares respectivamente.
Citado numa nota de imprensa, Carlos Matecane, quem sai do certame com produtos para o auto-emprego avaliados em 100 mil meticais, mais do que um concurso, ter participado significou uma aprendizagem, porque, como sabem, “os barman são artistas acima de tudo e são aquelas pessoas que estão sempre para alegrar os clientes”.
O evento foi dirigido pelo Vice-Ministro da Cultura e Turismo, que referiu, na ocasião, que o serviço de barman é um fenómeno turístico que exige a atenção do Governo e estes concursos são absolutamente necessários e produtivos para construir uma história positiva que concilie os interesses turísticos de todos: dos turistas, visitantes e servidores.
Fredson Bacar sublinhou que “o nosso compromisso enquanto sector é facilitar os apoios para a materialização dos diferentes tipos de turismo e as possibilidades oferecidas pela Diageo – e outros actores envolvidos na cadeia de valor de turismo – é incentivar projectos transformadores, alinhados com os objectivos programáticos do Governo para o turismo.
“O principal objectivo deste programa é incentivar os profissionais de mesa e bar, a melhorar continuamente a sua performance profissional, mas também investigar, produzir e divulgar os seus feitos, através das bebidas destiladas, mas com um toque genuinamente moçambicano”, acrescentou Bacar, acrescentando que o principal mote para este concurso é formar profissionais com uma visão transversal que lhes permita compreender os serviços de barman numa perspectiva territorial e cultural e que possa proporcionar conhecimento para criar empresas responsáveis que melhorem a economia do turismo”.
O Presidente do Pelouro do Turismo da CTA considerou que estes tipos de eventos são necessários para dar maior visibilidade e consequentemente rendimento ao sector. “Para o sector privado é uma valia muito grande, uma vez que vem dinamizar o nosso sector, pois há bastante templo clamava por acções como esta”, destacou.
Refira-se que esta iniciativa é do Ministério da Cultura e Turismo, através do seu braço executivo, Instituto Nacional do Turismo (INATUR), responsável pela promoção de Moçambique como destino turístico e de formação de profissionais neste sector e a Diageo Moçambique, uma marca líder mundial em bebidas Premium.