O País – A verdade como notícia

Carlos III corado rei da Inglaterra

Foto: Jornal de Notícias

Carlos III coroado foi, hoje, como Rei da Inglaterra, em substituição à Rainha Elizabeth II, que perdeu a vida no ano passado.

Milhares de pessoas, entres chefes de estados de todos os cantos do mundo, marcaram presença na cerimónia que coroou Carlos III como novo rei da Inglaterra.

A cerimónia obedeceu vários momentos, com destaque para o desfile do Rei Carlos III numa carruagem que pesa três toneladas, num percurso de dois quilómetros até chegar à Abadia, durante o qual acenou para as pessoas. Após a chegada a Abadia, o monarca foi apresentado ao povo.

Em meio à chuva, como que a abençoar o momento, a coroação do Rei da Inglaterra, que contou com mais de cem mil seguranças, atraiu a atenção do mundo. O Rei foi reconhecido, numa cerimónia conduzida pelo arcebispo da Cantuária. Perante os presentes, Rei Carlos III prometeu honrar e defender a lei e a Igreja durante o seu reinado.

Depois de coroado, o Rei Carlos III sentou-se no trono, por sinal um dos momentos mais importantes da cerimónia. O momento foi intercalado entre intervenções e cânticos.

O Rei Carlos III, que é o único monarca a fazer faculdade, tendo estudado história, arqueologia na Universidade e Cambridge, tinha apenas quatro anos quando a sua mãe foi coroada, ela que na altura tinha 26 anos. O monarca, por sinal filho mais velho da Rainha Elizabeth, teve de esperar 70 anos para ser coroado.

Os outros só estudaram com um particular no palácio. A coroação do Rei não reúne consenso, daí que houve registo de protestos contra a monarquia em algumas partes de Londres.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos