Está cancelada a realização dos exames da nona classe, das disciplinas de História, Língua Inglesa, Física e Química, em todo o país. O Ministério da Educação diz que houve fraude de violação dos envelopes. Os exames foram espalhados, pelas redes sociais, antes da realização.
Era suposto que as salas de aula estivessem preenchidas por alunos da nona classe, a realizarem exames finais das disciplinas de Língua Inglesa e Química, mas tal não aconteceu.
Até as 09 horas, quarta-feira, várias escolas encontram-se vazias e os alunos já haviam sido dispensados, devido ao cancelamento dos exames. Uma decisão que surpreendeu a todos, pelas piores razões.
“ O que aconteceu aqui foi muito problemático. Estudamos por muito tempo, hoje cheguei preparado, com tudo sob controle, só que depois disseram que já não haverá exame. Assim tô desmoralizado”, lamentou Angelo Justin.
Em conferência de imprensa, na manhã desta quarta-feira, o Ministério da Educação e Cultura anunciou o cancelamento dos exames de História, Língua Inglesa, Física e Química e confirmou que houve fraude.
“ O Ministério da Educação detectou uma fraude decorrente da violação dos envelopes contendo as provas do exame. A fraude aconteceu, portanto, em relação aos exames das disciplinas de língua inglesa, Química, História e Física. Repare que até sabemos que foi por violação dos envelopes. Não foi um enunciado que caiu quando estávamos a transportar os exames. Alguém abriu o envelope e tratou de fotografar e partilhar”, explicou o porta-voz do MEC, Silvestre Dava.
A fraude teve origem no distrito de Milange, na província da Zambézia e suspeita-se que tenha ocorrido durante a impressão das provas.
“Já sabemos que os exames destas disciplinas estão em circulação em todo o país. Logo, não podemos atuar simplesmente no Distrito de Milage porque os outros também, de outros espaços do país, tiveram conhecimento antes da realização”.
Ainda não são conhecidos os autores da fraude, mas o ministério garante que poderão ser responsabilizados, até criminalmente.
“Se o trabalho que estiver em curso determinar que, efetivamente, estiveram envolvidos professores ou gestores, portanto, são funcionários do Estado e, como tal, são regidos pelo Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. Se conhecem este Estatuto, no artigo 62, estão previstos os deveres, um dos quais preconiza a observância do sigilo para o trabalho que o funcionário do Estado realiza. Logo, há motivo aqui de levantamento do processo disciplinar. Mas não só, há também espaço, pensamos nós, de procedimento criminal em caso de se detectar que, de fato, há algum funcionário envolvido.”
Embora assumam ter ouvido falar da circulação das provas antes da realização, os alunos contestam a decisão de cancelamento.
“Na verdade, sim, ouvi de alguns colegas que tinham exame de matemática. Acho uma péssima ideia cancelarem, porque tem os que se prepararam, tem os que estudaram realmente, mas anularam testes. Tem os que estudaram durante a madrugada. Por exemplo, eu estudei até madrugada para depois hoje vir preparada para fazer o exame”.
Os exames de História, Língua Inglesa, Física e Química foram remarcados para os dias 08 e 09 de Dezembro.
“ No dia 8, das 7h30 às 9h, teremos o exame de Química e das 10h às 11h30 teremos o exame de Língua Inglesa. E no dia 9 de dezembro, das 7h30 às 9h, teremos o exame de Física e das 10h às 11h30, teremos o exame de História”.
O Ministério da Educação diz que a medida poderá trazer gastos financeiros e comprometer o cumprimento do calendário escolar.

