O Alto Comissariado do Canadá, a Embaixada da Noruega e a Embaixada da Suíça emitiram hoje um comunicado conjunto, em reacção às sextas eleições autárquicas realizadas no dia 11 de Outubro. Os três países dizem que estão a acompanhar atentamente o processo eleitoral e juntam-se aos membros da comunidade internacional e às organizações da sociedade civil em Moçambique, para expressarem a sua preocupação sobre as irregularidades eleitorais relatadas, particularmente no dia da votação e durante o processo de apuramento dos votos.
“Apelamos a todas as partes para que canalizem as suas reivindicações através dos mecanismos apropriados e estabelecidos no quadro jurídico moçambicano e que as instituições relevantes tramitem-nas de acordo com a lei em vigor com vista a garantir confiança na integridade do processo democrático”, refere-se no comunicado.
O Alto Comissariado do Canadá, a Embaixada da Noruega e a Embaixada da Suíça apelam ainda para a defesa dos direitos humanos, do estado de direito e para que os Órgãos de Gestão Eleitoral garantam um processo eleitoral transparente e justo.
“As eleições são a pedra angular da democracia. É essencial garantir que as mesmas sejam realizadas de forma pacífica, transparente e ordeira”, concluem.