O País – A verdade como notícia

Camões e Faculdade de Letras da UEM realizam 32º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

A escrita criativa e a crítica literária é o tema do 32º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que se realiza de 24 a 26 deste mês de Outubro, das 18h00 às 20h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Segundo avança a nota de imprensa sobre o evento, o Curso de Literaturas é a iniciativa cultural mais antiga do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, realizada em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que, em edições anteriores, trouxe a Maputo autores como José Saramago e Lídia Jorge, ou, mais recentemente, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, David Machado, Pedro Mexia, Alexandra Lucas Coelho e Joana Bértholo.

Com o Curso, avança a organização, pretende-se promover a leitura e o sentido crítico dos leitores, bem como proporcionar um espaço de debate e contacto com escritores ou académicos convidados.

A 32ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destaca “A escrita criativa e a crítica literária”, numa abordagem transdisciplinar da escrita literária. O programa do Curso decorre durante três dias, em período pós-laboral, e conta, geralmente, com um grande número de participantes, entre estudantes, escritores e uma comunidade profissional variada. Para esta edição do Curso de Literaturas, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo convidou Lúcia Vicente, historiadora, escritora e actriz portuguesa.

No dia 24 de Outubro, a abrir o programa do Curso, a convidada Lúcia Vicente partilhará a sua experiência na área da escrita criativa, e na residência literária que está a realizar em Maputo. O painel será repartido com o escritor Eduardo Quive, também participante no mesmo programa de residências, e contará com a moderação de Eliana N’Zualo.

O dia seguinte, 25 de Outubro, será dedicado ao tema “Escrever sobre literatura”, com apresentações dos docentes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, Albino Macuácua, Lucílio Manjate e Osvaldo Neves. Esta sessão contará com a moderação do jornalista Elton Pila.

A finalizar este programa, o dia 26 de Outubro será dedicado ao tema “O papel da crítica na produção literária”, com partilhas entre António Cabrita, Francisco Noa e José dos Remédios. A última sessão do Curso de Literaturas será moderada pela leitora do Camões, Conceição Siopa.

A participação no 32º Curso de Literaturas é livre, mas caso se pretenda certificado de participação no Curso, deverá ser feita uma inscrição prévia, entre 10 e 13 de Outubro, e assistir a todas as sessões do Curso. As inscrições poderão ser feitas na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo ou na secretaria da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos