O País – A verdade como notícia

Caminhada dos “locomotivas” do Chiveve rumo à BAL inicia hoje

A África do Sul será novamente um ponto de encontro para as equipas que esperam conseguir o seu ingresso para a Basketball Africa League (BAL). Após o sucesso de Joanesburgo como anfitrião das eliminatórias do Grupo F, Divisão Leste, em Outubro, a cidade de ouro sediará uma etapa da Elite 16, que acontecerá no Pavilhão de Wembley, a partir desta terça-feira, 7, até o dia 11 de Dezembro.

Os finalistas do torneio de Joanesburgo e a equipa que vence o jogo do terceiro lugar avançam para a segunda edição do BAL, enquanto outras três equipas se classificam para a divisão Este, Elite 16, agendada para Yaounde, Camarões (11-16 de Dezembro).

Os campeões de Angola, Egipto, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia classificaram-se automaticamente para a fase Final da BAL.

O Ferroviário da Beira vai liderar o Grupo H2. O Ferroviário da Beira, que se classificou com um recorde de 2-1 no Grupo F, Divisão Leste, é o favorito para sair do seu grupo na primeira fase e se qualificar. Os moçambicanos vão contar com o reforço do armador americano William Perry. O atacante canadense Jermel Kennedy trará, também, seu impressionante trabalho para a equipa.

Os Ulinzi Warriors, que se classificaram em segundo lugar na Divisão Leste do Grupo D, vão depender dos jogadores do Kenya Morans, como Situma Khaemba, Victor Bosire, Erick Mutoro e Valentine Nyakinda, para ajudar a mudar o grupo.

O Cobra Sports, que ganhou a entrada por meio de repescagem e será um outside do torneio. Dieudonne Ndizeye e Tom Wamukota, do Patriots Basketball Club, trarão experiência para suas fileiras.

Assim, os “locomotivas” do Chiveve vão lutar por uma das três vagas do Grupo H2, da Divisão Leste e iniciam a saga esta terça-feira diante do Cobra Sport do Sudão do Sul, quando forem 15h30, mesma hora de quinta-feira, dia que termina a primeira fase diante do Unlize Warriors do Quénia.

Luiz Hernandez, técnico do Ferroviário da Beira, diz que a sua equipa está pronta para esta etapa de apuramento, mesma opinião defendida pelo capitão da equipa, Armando Baptista, e o extremo Ayad Munguambe, que dizem que a equipa está apta para enfrentar os jogos que terão pela frente, sendo que o objectivo é a qualificação a elite dos 16 que tomarão parte na liga profissional Liga Africana de Basquetebol.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos