O País – A verdade como notícia

Carro despista-se e entra na vala de drenagem da Praça 16 de Junho

Foto: O País

Um camião transportando seis pessoas e sacos de carvão despistou-se na madrugada de hoje e entrou na vala de drenagem da Praça 16 de Junho, na Cidade de Maputo. Não houve registo de mortos nem de feridos, mas os munícipes pedem reforço da protecção contra acidentes no local.

No camião, seguiam seis pessoas e mais de oitenta sacos de carvão vegetal. A viatura saía do bairro Xipamanine, na Cidade de Maputo, em direcção ao Município da Matola, quando se despistou por volta das duas horas da madrugada desta quarta-feira.

Do incidente, não houve registo de vítimas. À nossa equipa de reportagem, o condutor do camião contou como tudo aconteceu.

“O problema surgiu mesmo aqui nesta descida. Tentei travar o carro mas não consegui, tentei contornar, mas não deu certo e, logo depois, o carro caiu nesta vala”, contou Hilário Sitoe, que apontou uma falha mecânica como a possível causa do acidente, entretanto há relatos de insegurança no local.

“Esta vala vai matar pessoas. Do jeito que está, não há nada que indique a existência de uma vala de drenagem ou a direcção das vias. Se houvesse alguma indicação, saberíamos que existe uma vala que não está em boas condições e uma rotunda”, disse Moisés Novela.

Em Fevereiro deste ano, o Município de Maputo construiu barreiras de protecção contra acidentes, depois de duas viaturas terem caído na mesma vala de drenagem. Entretanto, uma parte já foi derrubada.

“Estas barreiras não serviram para nada, porque há muitos carros que ainda entram aqui e, para nós, isso é muito triste. As autoridades devem fazer alguma coisa para que verdadeiramente haja protecção contra acidentes nesta área”, lamentou Agostinho Macamo.

Sobre a destruição das barreiras, o Município de Maputo, que também esteve no local para se inteirar sobre o acidente, não quis pronunciar-se.

Até à saída da nossa equipa de reportagem, por volta das 09 horas, a viatura ainda não tinha sido removida.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos