O País – A verdade como notícia

Camião despista e mata uma pessoa na EN4, cidade da Matola

Uma pessoa morreu e outra contraiu ferimentos ligeiros na sequência de um acidente de viação que ocorreu, hoje, na Estrada Nacional Número Quatro, cidade da Matola. A Polícia de Trânsito aponta excesso de velocidade e mau tempo como as causas do sinistro. Na província de Gaza, 16 pessoas ficaram feridas em dois sinistros.

Segunda-feira. Dia frio, muito frio na Cidade e Província de Maputo. Cai chuva miúda. Molha o pavimento. Mau tempo e dia mau para conduzir ou um dia de condução prudente que nem sempre dá certo.

Um acidente inusitado e fatal aconteceu, na manhã hoje, na Estrada Nacional Número Quatro (EN4), cidade da Matola.

“O camião saía do lado direito da estrada (para quem vem da Shoprite em direcção a Malhampsene) e queria ultrapassar um carro e, depois, despistou-se, indo embater-se contra uma árvore”, contou Virgílio Amigo, comerciante que presenciou o sinistro.

Ouviu-se um estrondo. Era o acidente de viação que matou o motorista do camião. Ele ainda tentou sobreviver, mas em vão. “Ele tentou sair do carro e o outro ocupante não ficou muito ferido. O primeiro (o motorista) perdeu a vida a caminho do hospital”, detalhou Virgílio Amigo.

No local, apenas especulações sobre o que terá causado o sinistro. “Algumas dizem que ele estava a ‘sonecar’, mas ele perdeu a vida e ninguém sabe ao certo. Ele é que explicaria. Nós estamos a dizer o que os outros contam”, chutou, Genito Wilson, colega do motorista finado.

No camião estava, também, o ajudante do motorista que contraiu ferimentos ligeiros. As vítimas só tiveram socorro cerca de 30 minutos depois. Tempo suficiente para uma vida ir-se embora.

“Uma vez que não houve pronto-socorro para o hospital, o homem não aguentou. Ele ficou por muito tempo e com frio. Logo que vieram levá-lo para a unidade sanitária, perdeu a vida por lá”, lamentou Genito Wilson.

De acordo com a Polícia de Trânsito, na Província de Maputo, o excesso de velocidade é que causou o acidente de viação. “Temos o excesso de velocidade aliado ao facto de o pavimento estar escorregadio em consequência da chuva que se faz sentir. Então, isto propiciou a ocorrência daquele acidente”, indicou Rodrigo Tchabana, porta-voz da Polícia de Trânsito, na Província de Maputo.

Um acidente que feriu e matou. “Tivemos dois feridos, dos quais um com gravidade e outro ligeiro. Ambos foram socorridos, de imediato, para o Hospital Provincial, onde o médico em serviço declarou óbito ao condutor e o ferido ligeiro, após a observação médica foi tratado e teve alta hospitalar”, revelou o porta-voz da Polícia de Trânsito, na Província de Maputo.

HOUVE MORTOS E FERIDOS NA PROVÍNCIA DE GAZA

Ainda nesta segunda-feira, dois acidentes de viação resultaram em 16 feridos, entre graves e ligeiros, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza. “Destes doentes, dois apresentavam um traumatismo encefálico grave, foram internados nos serviços de cuidados intensivos e foram transferidos para o Hospital Central de Maputo. Três pacientes foram internados na cirurgia de ortopedia, porém estão estáveis, mas, porque apresentavam que justificavam o internamento, foram transferidos para a enfermaria. Quatro pacientes estão ainda em observação médica e sete tiveram alta clínica”, desenvolveu Moisés Mubango, director do Hospital Provincial de Xai-Xai.

Neste domingo, um acidente de viação matou duas pessoas e feriu outras quatro, no distrito de Bilene, província de Gaza.

Inversão irregular do sentido de marcha e condução ilegal são apontadas como as causas do sinistro, que envolveu um autocarro de passageiros e uma camioneta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos