Há ilhas gregas que estão a ser fustigadas por incêndios na sequência do calor intenso. Esta terça-feira começa uma nova onda, com temperaturas máximas previstas de 44 graus Celsius.
Em Atenas, os termómetros devem chegar a 41 graus Celsius e no centro do país, 44 graus, segundo a previsão da agência meteorológica nacional grega.
As temperaturas elevadas, que surgem após um fim-de-semana de calor intenso, vão manter-se na quarta-feira, antes de uma descida prevista de até 5 graus Celsius a partir de quinta-feira, segundo a mesma fonte.
A Grécia está a passar por uma das ondas de calor mais longas dos últimos anos, de acordo com especialistas. As altas temperaturas estão a provocar incêndios que já duram há uma semana no país.
Os bombeiros ainda estão a tentar combater as chamas nas ilhas de Rodes, no mar Egeu, Corfu, no mar Jónico e em Eubeia, uma grande ilha a leste de Atenas.
Os incêndios também se espalharam pela ilha da Sicília, no sul de Itália, especialmente na área de Palermo, onde as chamas ameaçam o Aeroporto Falcone Borsellino.
Estes incêndios florestais, alimentados por fortes ventos, já destruíram milhares de hectares de floresta, até ao momento sem causar vítimas.