O País – A verdade como notícia

Calane da Silva homenageado hoje em Maputo

A Catalogus – Plataforma de autores moçambicanos e o Instituto Guimarães Rosa realizam, esta quinta-feira, às 17 horas, o evento artístico multidisciplinar intitulado “Como uma gota de sol”, em homenagem a um dos mais distintos e incansáveis dinamizadores culturais de Moçambique: Calane da Silva.

Jornalista, ensaísta, professor universitário, poeta, escritor e “agitador cultural” como gostava de se designar, Calane da Silva teve uma vida intensa, sempre com linhas que, apesar de cruzadas entre profissões, foram sempre dar a um só corpo: Cultura.

“Por isso, fazemos deste espectáculo esse corpo complexo e miscigenado chamado Cultura, cruzando as Palavras, Poesia, Música, Teatro e Retrato, porque tudo o que fez em vida, Calane da Silva, foi formar vários retratos dos outros em si”, avança uma nota de imprensa. “Para compreender o percurso e a personalidade do escritor e intelectual, vamos partir das suas criações literárias icónicas: Dos meninos da Malanga,  Lírica do Imponderável e outros poemas de Ser e Estar e Gotas de Sol”.

A Catalogus é uma plataforma de promoção de autores moçambicanos e desenvolvimento de projectos literários. Esta iniciativa visa contribuir para a valorização e preservação na memória colectiva dos moçambicanos, os feitos do escritor Calane da Silva.

O espectáculo tem a encenação e adaptação dos textos de Calane da Silva por Angelina Chavango, música com Micas Silambo e Letícia Deozinda, os actores Alice Chirinza, Joana Mbalango, Negro e Wangy Cavele.

O evento acontece no Centro Cultural Brasil-Moçambique, actual Instituto Guimarães Rosa, e está inserido na quarta edição do Festival Gala Gala, evento multicultural organizado por instituições culturais baseadas em Maputo, com apoio da União Europeia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos