O País – A verdade como notícia

Caifadine Manasse dialoga com jovens do distrito de Moamba

No âmbito da sua visita de trabalho à Província de Maputo, o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, manteve um diálogo aberto e participativo com os jovens do distrito da Moamba.

O encontro contou igualmente com a presença do administrador do distrito da Moamba, Carlos Mussanhane, que na sua intervenção destacou o papel estratégico da juventude no desenvolvimento local e reafirmou o compromisso do Governo Distrital em apoiar iniciativas que promovam o emprego, o empreendedorismo e o desporto.

Durante a sessão, os jovens usaram da palavra para apresentar as suas preocupações, sugestões e propostas, num ambiente de escuta ativa e construção conjunta de soluções.

Entre os principais temas abordados, os jovens falaram do emprego e empreendedorismo juvenil, da formação técnico-profissional, do acesso ao financiamento, do desenvolvimento do desporto comunitário e da melhoria das infra-estruturas desportivas.

Na sua intervenção, o ministro Caifadine Manasse sublinhou que o diálogo permanente com a juventude é fundamental para garantir políticas públicas mais inclusivas, eficazes e alinhadas às reais necessidades dos jovens.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo em aproximar-se das comunidades, fortalecer a participação juvenil e criar mais oportunidades para que os jovens sejam protagonistas do desenvolvimento do País.

 

“Meu Kit, Meu Emprego”: oportunidade que transforma vidas e cria futuro

No âmbito da sua agenda de monitorização aos beneficiários do Programa “Meu Kit, Meu Emprego”, o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, visitou, na Província de Maputo, um jovem empreendedor que representa um exemplo inspirador do impacto transformador desta iniciativa governamental.

O beneficiário relatou que, após concorrer ao programa, recebeu um kit completo de maquinaria que lhe permitiu criar e estruturar o seu próprio negócio.

O que começou como uma oportunidade tornou-se numa empresa em crescimento, que actualmente emprega quatro colaboradores, totalizando cinco postos de trabalho directos e contribuindo para o sustento de cinco famílias.

Apesar dos desafios inerentes ao empreendedorismo, o jovem afirma que o negócio evolui de forma positiva, impulsionado pela dedicação, perseverança e confiança no futuro.  

O Programa “Meu Kit, Meu Emprego” consolida-se, assim, como uma política pública estratégica orientada para a promoção do auto-emprego, geração de renda, criação de postos de trabalho e empoderamento da juventude moçambicana.

Mais do que equipamentos, o programa entrega oportunidades, dignidade e independência económica, reafirmando o compromisso do Governo em transformar o potencial da juventude em motor real do desenvolvimento nacional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos