O País – A verdade como notícia

CAF vai anunciar país anfitrião do CAN 2025 em Fevereiro

A Confederação Africana de Futebol (CAF) vai anunciar, no dia 10 de Fevereiro, o país anfitrião da 35ª edição do CAN 2025. A decisão foi tomada após a reunião do Comité Executivo daquele organismo.

A CAF lançou um novo concurso para a designação do país anfitrião do CAN 2025, cujo período de candidaturas encerrou na última sexta-feira.

Para o efeito, uma missão de inspectores da CAF vai efectuar, entre os dias 5 e 25 de Janeiro, visitas de verificação aos países candidatos a albergar a competição.

A Argélia, que vai acolher a sétima edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro, competição reservada aos jogadores que actuam nos campeonatos internos, é, também, um dos países concorrentes a acolher o CAN 2025.

A Argélia é o primeiro país a confirmar a sua candidatura para acolher o AFCON 2025. Depois Marrocos, Nigéria e Benin num “dossier” conjunto.

Segundo escreve a Echorouk, uma fonte próxima à CAF disse que a Confederação Africana de Futebol pondera atribuir as edições de 2025, 2027 e 2029 aos países que confirmaram a sua candidatura para sediar a próxima Copa Africana de Nações.

Sobre o interesse argelino em acolher a prova, fonte próxima da Federação Argelina de Futebol disse ao Echorouk que “a federação argelina está a preparar tudo o que a CAF pede para estar pronto.

A organização da prova inclui, além dos estádios e instalações existentes, as condições que a “aprovação do governo” obriga os dirigentes dos países candidatos a acolher a AFCON a dar todas as garantias para o sucesso do evento futebolístico

A Echorouk avança ainda que o AFCON 2025 acontecerá no Norte da África, seja na Argélia ou Marrocos, até porque a maioria dos países africanos não está pronta para trazer selecções africanas para seu solo devido aos problemas que estão a enfrentar, tanto em termos de infra-estrutura como a falta de recursos financeiros.

A Argélia havia confirmado a realização da Copa Africana de Nações de 2025 num arquivo enviado anteriormente à CAF, especialmente depois de ter sido a primeira a anunciar oficialmente a sua intenção de concorrer na organização do maior evento futebolístico africano, e isso foi feito por meio do Ministro da Juventude e Desportos, Abderrezak Sabkak, que disse durante o sorteio do CHAN: “Decidimos enviar um arquivo forte para sediar a Copa Africana de Nações de 2025”.

A CAF retirou a organização do CAN à Guiné Conakry, devido à falta de infra-estruturas e instalações com qualidade para sediar o certame africano. A informação foi revelada pelo presidente do órgão que gere o futebol africano, Patrice Motsepe, após uma visita, no mês de Outubro, àquele país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos