Os internacionais moçambicanos Geny Catamo, do Sporting de Portugal, Reinildo Mandava, do Atlético de Madrid da Espanha, e Clésio Baúque, do Al Arabi SC dos Emirados Árabes Unidos, saíram vitoriosos neste fim-de-semana, nos respectivos campeonatos, e mantêm vivas as possibilidades de terminarem as provas em lugares de destaque. Nesta jornada, nenhum moçambicano marcou.
O Sporting clube de Portugal, de Geny Catamo, venceu o Arouca por 3-0 e reforçou a liderança da primeira liga portuguesa de futebol. Pote, Gyokeres e Trincão foram os marcadores de serviço. Geny Catamo entrou aos 74 minutos e produziu algumas jogadas de perigo.
Ainda em Portugal, a Académica de Coimbra, de Gildo Vilanculos, perdeu em casa por 1-3. O clube ocupa a 7ª posição do grupo B da Liga 3 e está nos lugares de despromoção. O jogador moçambicano entrou em campo aos 65 minutos.
Na segunda divisão turca, o Igdir, de Ricardo Guima, perdeu por 1-2 em casa com o Erokspor e distanciou-se do segundo lugar. Adrien Regattin marcou o golo inaugural aos 24 minutos. Pinchi, aos 53 minutos, deu início à reviravolta que viria a ser consumada ao cair do pano por Hamza Catacovik. O Igdir ocupa a segunda posição após ser ultrapassado pelo Istanbulspor. O jogador moçambicano Guima não foi convocado para este jogo.
Por outro lado, o Bandimarspor, em que actua Mexer, está em queda livre. Não venceu nenhuma das três últimas partidas e já ocupa a nona posição. Este fim-de-semana, foi derrotado pelo Amed, em casa, por 1-0, com o único golo marcado logo aos dois minutos por Adama Traoré. Mexer entrou em campo aos 84 minutos.
Na Espanha, o Atlético Madrid, do moçambicano Reinildo Mandava, mantém a perseguição ao líder Barcelona. Connor Gallagher abriu o marcador, tendo, aos 54 minutos, o internacional francês Antoine Griezmann feito o segundo golo após excelente desmarcação. Ao cair do pano, Julian Alvarez fechou as contas do encontro marcando o primeiro golo com a camisola dos colchoneros. O Atlético de Madrid ocupa a segunda posição do campeonato espanhol. Reinildo Mandava entrou em campo aos 77 minutos.
Clésio, do Al Arabi SC dos Emirados Árabes Unidos, teve estreia de sonho ao ser titular e ver a sua equipa vencer o United FC por uma bola sem resposta. Vitorioso foi também Manuel Kambala, no Polokwana City da África do Sul, por 2-1 diante do Amazulu, para a PSL.
Por seu turno, Pedro Santos, ou simplesmente Pepo, foi titular pelo Caldas, da segunda liga portuguesa, mas viu a sua equipa perder diante do Sporting B, por 2-1, enquanto Ratifo, que também foi titular, viu a sua equipa, o Chemie Leipzig, empatar com Plauen a uma bola.
Entretanto, há alguns jogadores que não foram convocados nas respectivas equipas, casos de Jonathan Muiomo, Kimiss Zavala e Amadou.