O País – A verdade como notícia

CAF pondera adiar CAN da Costa do Marfim para 2024

Foto: CAF

Quando falta um ano para a disputa do torneio, chuvas torrenciais, com inundações à mistura,  foram registadas na terra dos Elefantes, e a Confederação Africana de Futebol (CAF) começa a admitir que agendar a competição no meio da estação chuvosa não é necessariamente uma decisão inteligente.

Inicialmente marcado para ser disputado de 23 de Junho a 23 de Julho de 2023, na Costa do Marfim, o Campeonato Africano das Nações (CAN) pode ser adiado novamente, tal como aconteceu com a edição que estava prevista para os Camarões, no entanto disputada no Egipto.

Com o Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar, agendado para decorrer de 21 de Novembro a 18 de Dezembro de 2022, a CAF sugere que seja impossível avançar com a edição 2023 do CAN para os meses de Janeiro e Fevereiro, porque os jogadores não poderão disputar dois grandes torneios no espaço de poucas semanas.

Assim, a única alternativa viável para acomodar também os interesses dos jogadores é adiar o Campeonato Africano das Nações para Janeiro e Fevereiro de 2024.

De acordo com Veron Mosengo-Omba, secretário-geral da CAF, que falava ao jornal francês Le Monde, esta é uma possibilidade a ter em conta. “Estamos a  considerar. É uma das possibilidades”, admitiu Veron Mosengo-Omba.

O secretário-geral da Confederação Africana de Futebol acrescentou os motivos que podem levar a este adiamento e reagendamento da prova. “Pedimos aos meteorologistas da Côte d’ Ivoire que nos relatassem a história das chuvas no país em Junho e Julho, mas também que compartilhassem as suas projecções connosco”, referiu Mosengo-Omba.

Do lado do país anfitrião, o novo presidente da Federação Ivoiriense de Futebol (FIF), Idriss Diallo, alinha no mesmo diapasão. “A CAF não nos pediu, mas, em qualquer que seja a decisão deles, vamos aplicá-la. É uma competição deles. Não nos opomos (à mudança de datas)”, informou o dirigente ao diário francês.

O assunto estará na agenda da 44ª Assembleia-Geral Ordinária da CAF, marcada para 10 de Agosto, em Arusha, na Tanzânia, onde poderá sair a decisão final.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos