A 34ª edição do Campeonato Africano das Nações Costa do Marfim 2023 vai decorrer ao ritmo de “Akwaba”, o nome dado ao hino oficial da competição, divulgado na última terça-feira, pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pelo Comité Organizador Local.
O lançamento do nome oficial do hino aconteceu dias depois das duas instituições (CAF e LOC) terem revelado o nome da bola oficial, “Pokou”, em homenagem ao antigo craque ivoirense Laurent Pokou, e da mascote Akwaba, um termo que numa das línguas nacionais da Côte d’Ivoire significa “Boas-vindas”.
“Akwaba” é uma música produzida pela “Global Universal Music Africa” que, para além de integrar o tema “Orgulho do Futebol Africano” para o torneio, incorpora uma declaração de amor à modalidade, um tributo à diversidade cultural do continente e à hospitalidade da Côte d’Ivoire, quando África se reunir, de 13 Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024, para a 34ª edição do evento.
A obra musical foi criada pelo grupo ivoiriense Magic System, autor do sucesso “Premier Gaou”.Espera-se que “Akwaba” tenha impacto no continente africano e no mundo.Por outro lado, ao contrário do que aconteceu na edição de 2021 do Campeonato Africano das Nações em futebol, em que tinha sido autorizada a inscrição de 28 jogadores para cada país apurado, devido à pandemia da Covid-19, a Confederação Africana de Futebol decidiu recuar na 34ª edição. Neste contexto, em cartas enviadas às federações dos países apurados, a CAF decidiu que cada um deve enviar uma lista final de no máximo 23 jogadores.
Na mesma nota, o órgão reitor do futebol africano solicita que os países participantes devam mandar uma pré-lista de 55 jogadores à CAF, até impreterivelmente no dia 13 de Dezembro do ano corrente.
FIFA FORMA 23 OFICIAIS AFRICANOS
A Confederação Africana de Futebol (CAF) e 23 oficiais de diversas associações africanas participaram da primeira edição da Cúpula de Segurança da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), realizada na sede da instituição mundial em Zurique, Suíça, revela o site CAFOnline.com, na edição de terça-feira.O seminário que decorreu entre os dias 25 e 26 de Outubro coincidiu com uma cerimónia de formação, que viu os 23 Oficiais de Segurança das Associações Membro da CAF se formarem no capítulo de Salvaguarda do Desporto da FIFA, um programa de 24 meses projectado para munir os participantes com vasto leque de habilidades e conhecimentos de defesa no futebol.
A CAF tem realizado um grande esforço em todo o continente, monitorizando seminários com as 54 Associações-Membro, para capacitá-los na implementação dos princípios de salvaguarda da instituição, o que tem incluído a nomeação de Oficiais de Segurança em cada um dos seus associados.