O País – A verdade como notícia

Cabo-verdianos dirigem UD Songo vs Green Mamba, quenianos apitam Ferroviário vs Belle Lumiere

O jogo União Desportiva do Songo vs Green Mamba de eSwatini, inserido na pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos de Futebol, será dirigido por um trio de arbitragem de Cabo Verde. Já a partida Ferroviário de Maputo vs Belle Lumiere das Comores, para Taça CAF, vai ser dirigida por um trio do Quénia.

Contagem regressiva para a União Desportiva do Songo, campeã nacional, e Ferroviário de Maputo, vencedor da Taça de Moçambique, entrarem em cena nas competições africanas e inverterem o cenário em que as mesmas são afastadas precocemente.

E, com os seus jogos agendados para o próximo fim-de-semana, ambos a evoluírem no Estádio Nacional do Zimpeto, a Confederação Africana de Futebol indicou as respectivas equipas de arbitragem. Para o jogo entre a União Desportiva do Songo e o Green Mambas de eSwatini, domingo, foi indigitado um trio de Cabo Verde, designadamente Fabrício Duarte, árbitro principal; Jorge Hélio, primeiro assistente; Djêry Lopes; segundo assistente; e Delgado Lenine, quarto árbitro. Sinon Georges, das Ilhas Seychelles, foi indicado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como comissário do jogo. O moçambicano Artur Machava será o oficial de media.

Em 2018, o  árbitro cabo-verdiano foi chamado para apitar nove jogos internacionais. Fabrício Duarte dirigiu o jogo da final de qualificação dos sub-17, a nível da União das Federações Oeste Africana (UFOA), no Senegal.

Duarte  ainda  foi considerado árbitro do ano 2018 na VI Gala do Desporto Cabo-verdiana, que aconteceu na Cidade do Porto Novo, Ilha de Santo Antão.

Antes, no sábado, o Ferroviário de Maputo recebe o Belle Lumiere das Ilhas Comores, numa partida a ser dirigida por um trio de arbitragem do Quénia: Nyagrowa Dickers, árbitro principal; Samuel Kuria, primeiro assistente; Joshua Ashila, segundo assistente; Meshack Obilo, quarto árbitro. O angolano Inácio Cândido será o comissário do jogo.

Caso transitem a eliminatória, União Desportiva do Songo e Ferroviário de Maputo terão como adversários respectivamente o Petro de Luanda e Sagrada Esperança de Angola.

 

SONGO FAZ DOIS JOGOS EM CASA

A União Desportiva do Songo defronta o Green Mamba, de eSwatini, no Estádio Nacional do Zimpeto, os dois jogos são da pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos de Futebol. Com a já esperada reprovação do campo do Ferroviário da Beira pela Confederação Africana de Futebol, por não reunir os requisitos para acolher jogos sob a sua égide, o Estádio Nacional do Zimpeto será a casa da União Desportiva do Songo na sua ambiciosa caminhada na Liga dos Campeões Africanos de Futebol. Desta forma, os campeões nacionais irão receber, no próximo fim-de-semana, o Green Mamba de eSwatini, em desafio da primeira mão da pré-eliminatória de acesso à “champions” africana.

Uma semana depois, ou seja, entre os dias 26 e 27 de Agosto corrente, a União Desportiva do Songo voltará a evoluir no Zimpeto, uma vez que eSwatini não tem nenhum campo aprovado para os jogos das Afrotaças.

Enquanto isso, o Ferroviário de Maputo vai, igualmente, fazer o jogo da primeira mão da pré-eliminatória de acesso à Taça CAF no Estádio Nacional do Zimpeto.

Os “locomotivas” recebem, no próximo fim-de-semana, o Belle Lumiere das Comores, segundo ditou o sorteio da competição realizado na semana passada, no Cairo, Egipto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos