O tenista moçambicano Bruno Nhavene foi eleito o melhor atleta masculino do ano no Cowley College, no Kansas, EUA. É um momento que o talentoso tenista vai recordar durante muito, muito tempo. Nhavene é unanimemente descrito como alguém competitivo.
Bruno Nhavene continua a evidenciar a sua educação espartana nos “courts”, mormente pelo facto de pertencer a um clã cuja história se confunde com a modalidade no país. Bruno está a celebrar, nos “courts”, o legado da família que deixou marcas indeléveis no “Jardim Tunduro” e não só!
Nos EUA, concretamente no Cowley College, no Kansas, para onde se transferiu em Setembro do ano passado, o tenista moçambicano está a pulverizar os “courts” com excelentes exibições que colocam a instituição entre as melhores nas provas da “National Junior College Athletic Association”, NJCAA.
O seu potencial, evolução constante e méritos estão de mãos dadas. E não é por acaso que, fazendo dupla com Boruch Skierkier, Nhavene foi fundamental para que a equipa do Cowley College atingisse o 1.º lugar no “ranking” de pares homens com um recorde de 21-2 (vinte e uma vitórias e duas derrotas) esta temporada.
Individualmente, ou seja, nos singulares homens, Bruno Nhavene apresenta um registo de 19-1 (dezanove vitórias e uma derrota), números que o colocam no 7º lugar no “ranking”.
A emoção, o fervor que Bruno Nhavene sente é como se este se encontrasse numa redoma que mais ninguém compreende. Há uma explicação: está a passar por um momento em que faz história.
Rendido às qualidades de Bruno Nhavene, o director técnico interino do Cowley College, Rama Peroo, colocou-o no pedestal de uma grande referência na instituição.
“Bruno Nhavene alcançou grandes patamares como membro da equipa masculina de ténis do Cowley College, depois de vir de Moçambique. Considerado um dos melhores jogadores de singulares homens e pares do país, ele juntou-se a Boruch Skierkier para ganhar o título na Copa ITA em Roma, GA”, destaca o Cowley College no seu sítio oficial. A competitividade, o empenho e o talento estão aí.
DISTINGUIDO EM SETEMBRO DE 2022
Em Setembro do ano passado, Bruno Nhavene foi distinguido como atleta do mês ao nível da instituição. O jovem talentoso tenista foi reconhecido pelo seu empenho e desempenho, tendo atingido as meias-finais do Torneio da Região Central do ITA na categoria de singulares homens, além de ter conquistado a competição de pares ao lado de Boruch Skierkier.
“Bruno Nhavene é um calouro que causou um tremendo impacto no topo de singulares homens e pares nos ‘Tigres’. Recentemente, ele avançou para as meias-finais em singulares homens e foi vencedor de pares no Torneio da Região Central do ITA. Ele é considerado um dos melhores jogadores de singulares e pares do país”, escreveu o sítio do Cowley College.
Um dos mais talentosos tenistas da actualidade em Moçambique e África, Bruno Nhavene ocupa a 1418ª posição no ranking da Associação de Ténis Profissional (ATP).
Nhavene conseguiu melhorar a sua posição depois de boas prestações no Open Standard Bank, uma competição inserida no Circuito Internacional de Ténis (ITF Men’s Circuit) e reconhecida pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Nhavene evoluiu na Academia da Federação Internacional de Ténis (ITF, sigla em Inglês) em Casablanca, Marrocos, onde cresceu bastante em termos competitivos e depois regressou ao país em Dezembro de 2020.
Aliás, disse que a bolsa é uma conquista individual à semelhança da primeira que lhe manteve durante seis anos no Centro de Alto-Rendimento, em Marrocos, de onde regressou em Dezembro de 2020. Neste momento, evolui nos EUA, depois do convite feito por dois cidadãos norte-americanos que ficaram impressionados com um vídeo seu publicado no canal “Youtube”, no qual exibe a seu percurso e talento nato.
Em Setembro de 2020, Bruno Nhavene esteve no “top 200” do ranking Federação Internacional de Ténis, na categoria de juniores, feito nunca antes alcançado por um tenista masculino.