O País – A verdade como notícia

Bruno Langa e Guima perdem no terreno do SC Braga, Geny alcança segunda vitória

Numa partida em que Bruno Langa e Guima foram titulares, a sua equipa Chaves perdeu, domingo, no terreno do Sporting Braga, por 4-2, em desafio da 2ª jornada da Liga Portuguesa. Com Geny Catamo a ser lançado na segunda parte, o Sporting venceu o Casa Pia por 2-1 na sexta-feira.

O SC Braga procurava o primeiro triunfo na Liga, depois da derrota caseira com o Famalicão, e conseguiu-o em Chaves, mas teve de sofrer para conseguir os três pontos. Os minhotos até entraram bem e Bruma deu vantagem ao SC Braga com um belo remate. A reação dos flavienses chegou pouco antes do intervalo com uma cabeçada certeira de Héctor Hernández.  O ponta de lança espanhol, no início da segunda parte, repetiu o gesto e conseguiu a reviravolta no marcador. O empate não era do agrado dos guerreiros e foi nesse momento que o capitão Ricardo Horta voltou a ser decisivo ao aparecer no jogo para voltar a empatar o desafio e dar novo alento à sua equipa. Aos 81 minutos, o árbitro, depois de analisar as imagens no VAR, entendeu trocar o cartão amarelo por vermelho a Ygor Nogueira e na sequência do livre Banza, em voo, voltou a dar vantagem ao SC Braga.O quarto e último golo dos minhotos foi já no período de compensação com Pizzi a aproveitar um ressalto de bola e a ficar isolado na cara do guarda-redes Hugo Souza.

SPORTING DE GENY ALCANÇA SEGUNDA VITÓRIA

Com Geny Catamo a ser lançado na segunda parte, o Sporting venceu o Casa Pia por 2-1 na sexta-feira. Paulinho, que já tinha sido decisivo frente ao Vizela (3-2), ao marcar o golo da vitória, voltou a ser o herói da noite, ao apontar os dois tentos leoninos, o primeiro bem cedo, logo ao minuto 3, o segundo aos 62’. Isto tudo no dia em que celebrava o seu 100.º jogo de verde e branco. Os casapianos ainda sonharam quando Clayton igualou aos 58’, mas o conjunto de Rúben Amorim reporia logo de imediato a vantagem. Ao quarto jogo na época (dois na Taça da Liga), chega a primeira derrota do Casa Pia e os primeiros golos sofridos. Soube-se já após o final do encontro que o primeiro golo do Sporting carecia de validade, uma vez que Paulinho estava fora de jogo, por 9 centímetros. A equipa do VAR terá errado ao marcar como ponto de referência o ombro do atacante leonino e não o pé do jogador, que era precisamente a parte do corpo que deveria ter sido marcada para definir a invalidade do lance. Uma bronca que fará correr muita tinta…Quanto ao jogo, o Sporting teve o jogo quase sempre controlado e sempre que acelerou criou perigo. Os leões criaram mais oportunidades, tiveram mais posse e, até final, conseguiram também anular os fogachos com lances de perigo do conjunto anfitrião.

 

DESTAQUE NO JORNAL “RECORD”

Geny Catamo está a aproveitar da melhor forma o regresso ao Sporting após cedência ao Marítimo, onde ficou “mais adulto”, na visão de Amorim, tanto que foi opção na ala direita frente a Vizela (titular) e Casa Pia (suplente), escreve o jornal “Record”.

Num olhar ao passado, o moçambicano, de 22 anos, revela que na adolescência fez testes nos sul-africanos dos Sundowns, SuperSport e Bidvest, mas nenhum apostou nele. “Tinha 16/17 anos. O Sundowns ajudou-me, foi lá que fui convocado para a seleção de sub-17 [de Moçambique]. Mas, quando Deus fecha uma porta, abre outra, pois agora estou no Sporting”, disse ao ‘KickOff’.

Geny rumou ao Black Bulls, do seu país, até chegar em 2018 ao Amora. Em 2019 custou 150 mil euros por 20% do passe; a SAD tem até setembro para comprar o remanescente, por 600 mil.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos