O País – A verdade como notícia

Bruno Langa chegou, viu e já é titular na Espanha

Mais da metade dos moçambicanos que jogam além-fronteiras esteve envolvida nos seus clubes este fim-de-semana. O maior destaque vai para a titularidade de Bruno Langa, a braçadeira dada a Ricardo Guimarães e o golo de Abel Joshua, ou simplesmente Maestro, no Oriental FC de Portugal.

O lateral-esquerdo moçambicano, Bruno Langa, reclamou titularidade no primeiro jogo que disputou com a camisola do Almería, onde entrou na segunda parte.

No embate deste fim-de-semana ganhou a titularidade e fez uma boa exibição, que culminou com mais um empate a um golo diante do Granada, penúltimo classificado, o segundo consecutivo desde a era Langa, que faz a equipa somar dois pontos.

Ainda assim, o Almería continua na cauda com apenas oito pontos e longe de sair da zona da despromoção, tendo em conta que a última equipa da zona da manutenção conta com 20 pontos.

Parece iminente a recuperação do Almería, mas a sua manutenção a continuar tremida.

Ainda na Espanha, o outro lateral-esquerdo moçambicano, Reinildo Mandava, assegurou a titularidade no Atlético Madrid, e neste domingo voltou a disputar os 90 minutos na goleada da sua equipa diante do Las Palmas, por 5-0.

Os Colchoneros continuam na zona da Liga dos Campeões, na quarta posição, agora com 51 pontos, menos 11 pontos que o líder, Real Madrid.

Outro destaque do fim-de-semana é o golo apontado pelo internacional Abel Joshua, conhecido nos meandros futebolísticos como Maestro. O jogador apontou o primeiro golo da sua equipa, o Oriental FC, do Campeonato de Portugal, diante do Barreirense.

Ainda assim o jogo terminou empatado a dois golos.

Ricardo Guimarães, por seu turno, foi titular no Chaves da primeira divisão portuguesa e ostentou a braçadeira de capitão da equipa. O jogador acabou substituído aos 57 minutos, depois de ter visto o cartão amarelo e viu a sua equipa vencer o Boavista por 2-1 e fugir da cauda, em troca com o Vizela.

Os transmontanos são agora penúltimos com 17 pontos, enquanto o Vizela é lanterna com 16 pontos.

Ainda em Portugal, Witi Quembo, do Nacional da Madeira, e Gildo Lourenço, do Sporting de Covilhã, também foram titulares, e tiveram o mesmo resultado: a derrota.

O Nacional perdeu diante do Feirense por 2-1, enquanto o Covilhã foi derrotado pelo Lusitânia Lourosa à tangente.

Fora de Portugal, na Alemanha, Jonathan Muiomo foi titular no Velbert, da liga regional, tendo sido derrotado pelo Fortuna Koln por 2-1.

Já Alfonso Amade, do Oostende da Bélgica, regressou às vitórias este fim-de-semana, após derrotar o Lommel SK à tangente. O interncional moçambicano foi titular.

Titular foi, também, Manuel Kambala no Polokwana City da África do Sul. Num jogo em que a equipa de Kambala venceu por 1-0 e subiu à oitava posição, agora com 24 pontos em 17 jogos, o médio moçambicano viu um cartão amarelo aos 63 minutos.

 

MIQUISSONE E RATIFO SUPLENTES UTILIZADOS

Este fim-de-semana, mais dois moçambicanos estiveram em acção, pese embora não terem feito os 90 minutos de jogo. Luís Miquissone, ao serviço do Simba da Tanzânia, entrou na segunda parte na vitória da sua equipa diante do JKT Tanzania, à tangente. O Simba é segundo colocado com 36 pontos, menos sete que o líder Young Africans.

Stanley Ratifo, por seu turno, alcançou mais uma vitória ao serviço do Pforzheim da liga regional da Alemanha por uma bola sem resposta diante do TSG Balingen. O avançado moçambicano entrou na segunda parte do jogo.

Por seu turno, Gion Chande, agora ao serviço do WIL da Suíça, não consegue a titularidade e continua a ser suplente não utilizado.

Entretanto, alguns jogadores não foram convocados pelos seus treinadores este fim-de-semana, como são os casos de Geraldo (Juventude de Évora), Zainadine Jr. (Marítimo da Madeira), ambos em Portugal, Edmilson Dove, do Kaiser Chiefs da África do Sul, e Faizal Bangal, do Luparense da Itália, este último que se encontra lesionado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos