O País – A verdade como notícia

banner_02

Brexit: Reino Unido deixa União Europeia

Após 47 anos, o Reino Unido já está oficialmente fora da União Europeia. Foram necessários 1.317 dias de espera, dois adiamentos, três primeiros-ministros e uma série de acordos rejeitados pelo parlamento britânico, escreve o G1.  

A bandeira britânica, foi descida esta sexta-feira das hastes dos edifícios oficiais do bloco comunitário. O Conselho Europeu abriu as hostilidades, mais de cinco horas antes da meia-noite de Bruxelas, hora oficial da saída do Reino Unido da União Europeia.

O símbolo do Reino Unido foi retirado lentamente e posteriormente substituído pela bandeira da União Europeia, que perde “simbolicamente” uma estrela. Uma cerimónia repetida depois nas duas sedes do Parlamento Europeu, na capital belga e em Estrasburgo. A bandeira europeia foi hasteada no lugar da britânica.

Ao contrário, o símbolo europeu foi retirado da fachada da representação britânica na UE.

A meia-noite na Europa Central, marcou o divórcio oficial e ficará para a história como a primeira saída de um Estado-membro do bloco comunitário.

Uma saída triste para a maioria da Europa, mas também para um grande número de britânicos que, opostos ao Brexit, se questionam agora acerca do futuro do país fora da União.

Uma hora antes da saída oficial, o primeiro-ministro Boris Johnson citado pelo G1, afirmou que o Brexit “não é o fim, mas um começo e um momento de renovação e mudança nacional”.

Segundo Johnson, é momento de “usar esses novos poderes, essa soberania readquirida para oferecer a mudanças pelas quais as pessoas votaram”

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos