No final de semana, várias pessoas foram às praias da cidade brasileira do Rio de Janeiro. O facto gerou preocupações nas autoridades de saúde, porque muitas delas não usavam máscaras e não mantinham a distância recomendada.
Somente no sábado, as autoridades da cidade do Rio de Janeiro removeram à força mais de 300 pessoas das praias locais por violarem os regulamentos de saúde e multaram 51 pessoas por não usarem máscaras faciais.
As praias reabriram depois que a cidade entrou na quinta etapa de seu plano de reabertura da economia no sábado, que permite que visitantes e vendedores voltem à praia novamente, mas exige que as pessoas usem máscaras e evitem se reunir.
Segundo dados oficiais, 85% dos moradores da cidade permaneceram no interior depois que a cidade começou a impor a ordem de permanecer em casa em meados de Março. O número permaneceu acima de 73% até o início de Junho. Mas quando o Rio de Janeiro começou a implementar a primeira fase do plano de reinício económico, a taxa de confinamento caiu para 55% e depois para o nível actual de 37%.