O País – A verdade como notícia

Boris Johnson consegue aprovação da legislação do Brexit

O Parlamento britânico aprovou o dia 31 de Janeiro como o prazo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Para o efeito, já foi criada uma lei específica.

Com a posse de um novo Parlamento no Reino Unido, o primeiro-ministro, Boris Johnson conseguiu aprovar, nesta sexta-feira, a lei para pôr em prática o Brexit até seu prazo final, 31 de janeiro.

A chamada Lei de Acordo de Saída da União Europeia foi aprovada pela maioria conservadora, embora ainda precise ter pontos específicos novamente ratificados até o início de janeiro.

De acordo com um dos pontos aprovados, o governo fica proibido de estender o período de transição durante o qual o Reino Unido estará fora da UE, mas continuará seguindo parte de suas regras para além de 2020. Nesse período, será negociado o acordo comercial entre os dois lados, apesar de críticos afirmarem que esse prazo é "irrealista"…

Johnson, defensor do Brexit ganhou mais margem de manobra no Parlamento depois das eleições de 12 de dezembro, quando seu partido, o Conservador, conquistou uma ampla maioria na Casa. Ele afirmou que a lei recém-aprovada é a "garantia" da saída da UE até 31 de janeiro. "A essa altura, o Brexit estará feito."

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos