Decorre, desde domingo último até a próxima sexta-feira, em Brasília, o ‘8º Fórum Mundial da Água’, maior evento global sobre o recurso hídrico, organizado pelo Conselho Mundial da Água, com a missão de “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar acções em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".
Moçambique está representado pelo ministro Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete.
O evento deverá abordar uma série de debates sobre a água. Estando previsto, por exemplo, a “Governança Participativa de Recursos Hídricos”, e “Parceiros do Quadro Global da Acção para Lidar com a Escassez da Água na Agricultura”, no dia 22, data em que se celebra o Dia Mundial da Água.
O Fórum Mundial da Água é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e o país anfitrião, e contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.
Com sede na cidade de Marselha, na França, a organização internacional foi fundada em 1996 e reúne cerca de 400 instituições relacionadas com recursos hídricos em aproximadamente 70 países.