O País – A verdade como notícia

Bombeiros reunidos em Maputo para traçar estratégia de salvamento

O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) registou este ano 47 afogamentos em algumas praias, lagos, lagoas e rios, maior parte dos quais na Ponta d’Ouro, província de Maputo. Para contrariar a situação, a instituição está reunida com o propósito de também traçar um plano de acção para a quadra festiva 2020/2021.

Para o encontro que iniciou este domingo, com fim previsto para terça-feira, o SENSAP chamou os seus operacionais e dirigentes a vários níveis. A nova estratégia de prevenção de incêndios, afogamentos, socorro e salvamento será igualmente feita no contexto da COVID-19.

Leonildo Pelembe, porta-voz do SENSAP, disse que das 47 vítimas de afogamento registadas este ano, 67% dos foram resgatadas com vida e 33% terminou em óbito.

“A praia que mais se destacou em relação aos afogamentos é a praia da Ponta d’Ouro, na Província de Maputo, provavelmente devido à melhoria das condições de acesso. A praia tem sido preferência de muitas pessoas”, pese embora “as características violentas das águas”.

Segundo o interlocutor, os bombeiros têm treinamento à altura dos problemas que exigem a sua intervenção.

Na reunião em curso, decorre sob o lema “SENSAP delineando novas estratégias de prevenção de riscos de incêndios, socorro e salvamento diante dos novos desafios impostos pela COVID-19”, será feito o alinhamento dos planos de acção para a quadra festiva 2020/2021.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos