O País – A verdade como notícia

Bolsonaro pede permissão do Supremo Tribunal para visitar Israel

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vai pedir autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar Israel, numa altura de crise nas relações diplomáticas entre os dois países. Bolsonaro está proibido de sair do país.

O advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, disse no domingo à imprensa brasileira que o político recebeu um convite do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para visitar Israel.

Wajngarten, citado pelo Notícias ao Minuto, disse que irá apresentar esta semana um recurso a pedir ao STF que devolva o passaporte de Bolsonaro e autorize o antigo Chefe de Estado a fazer esta viagem.

Bolsonaro foi obrigado a entregar o passaporte e proibido de sair do Brasil no dia 08 de Fevereiro passado, enquanto o STF investiga a alegada participação numa suposta conspiração para promover um golpe de estado contra o actual Presidente, Lula da Silva.

Bolsonaro, aliado incondicional de Netanyahu e forte crítico do movimento islamita palestiniano Hamas, que considera um grupo terrorista, pretende visitar Israel para expressar apoio à ofensiva na Faixa de Gaza.

Lula da Silva, durante uma viagem à Etiópia, onde participou na Cimeira da União Africana, em meados de Fevereiro, afirmou que “o que está a acontecer” na Faixa Gaza não existe em “nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”.

Estas declarações desencadearam uma crise diplomática entre os dois países e levaram o Estado de Israel a considerar Lula ‘persona non grata’.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos