O Município de Boane recebeu 2,2 milhões de meticais para financiar iniciativas de negócios locais no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) Alguns candidatos demonstram desconhecer os procedimentos e muitos ainda não possuem um plano de negócios estruturado.
Entre os concorrentes, destaca-se Lurdes Macilane, residente neste município, que necessita de 100 mil meticais para desenvolver o seu plano de negócio na área de catering e já tem alguma experiência no setor.
Por outro lado, Angélica, jovem de 26 anos, pretende empreender na área da pecuária, mas ainda não dispõe de um plano nem do orçamento necessário. Dino Mpeuce, natural de Sofala e residente em Boane há mais de 10 anos, é carpinteiro e pretende expandir o seu negócio, com potencial de empregar jovens.
Estes candidatos concorrem aos 2,2 milhões de meticais disponibilizados para o município, com valores a atribuir que variam entre 5 mil e 500 mil meticais, conforme a dimensão dos projectos.
“Percebemos que a maior parte das pessoas ainda não tem um plano de negócios. Muitas apenas querem o dinheiro. Mas será um grande desafio para a Comissão de Avaliação e Selecção das Candidaturas, porque o valor mínimo é 2 mil meticais e o máximo 500 mil. Vamos fazer tudo para não conceder fundos a quem não sabe o que vai fazer, porque a pessoa vai receber e não terá como devolver”, explicou Geraldina Bonifácio, edil de Boane.
As candidaturas estarão abertas por 30 dias, terminando no próximo dia 20 de Novembro. Depois deste período, a comissão de avaliação dará o veredito final e seleccionará os projectos apurados.
“Até meados de Dezembro, já teremos feito os desembolsos. A equipa está pronta para agir e recolher informações sobre as necessidades dos candidatos. Vamos trabalhar mesmo aos sábados e domingos, se necessário. Teremos o cuidado de visitar todos os pré-seleccionados, porque, por exemplo, se alguém submeter um projecto para criação de frangos sem ter uma capoeira, ainda que emprestada, o negócio não será sustentável. Vir buscar o dinheiro depois para construir a capoeira será muito complicado”, alertou a dirigente municipal.
Ao todo, 1,5 mil milhões de meticais foram disponibilizados pelo Governo para apoiar iniciativas de negócios de jovens em todo o país, com 60% dos fundos direcionados para a juventude.

