O País – A verdade como notícia

Black Bulls vs Ferroviário de Maputo: temos jogo no Tchumene!

Foto: O País

Black Bulls e Ferroviário de Maputo polarizam, hoje, no Complexo Desportivo do Tchumene, as atenções na 15ª jornada do Moçambola 2022. Líder da prova, a União Desportiva do Songo tem uma deslocação difícil a Nacala, onde vai jogar com o aflito Ferroviário local.

Matola, concretamente Tchumene, estará, este fim-de-semana, no centro das atenções dos amantes da bola indígena. É que, sábado, dois candidatos ao título e atrasados na corrida ao ceptro travam argumentos num relvado bem tratado e, acima de tudo, convidativo para a prática de bom futebol. Segundo classificado com 25 pontos (e um jogo a menos), a ABB aponta para a conquista dos três pontos e espreita ainda um deslize dos “hidroeléctricos” em Nacala.

Depois de terem sido travados no Canavial, onde empataram a duas bolas com o Incomáti na última jornada, os “touros” estão cientes de que não podem mais perder pontos sob o risco de atrasarem ainda mais na luta pela revalidação do título. E, a jogarem em casa, apostam todas as fixas para alcançarem a sua oitava vitória na prova.

Esta temporada, em casa, o conjunto de Inácio Soares tem um registo de cinco vitórias, sendo que a mais expressiva foi a goleada imposta ao Ferroviário de Nacala (6-0).

48 horas depois de ter derrotado o seu homónimo de Lichinga, por 1-0, o Ferroviário de Maputo vai ao Tchumene com os olhos postos na conquista dos três pontos. Os “locomotivas” da capital têm alternado entre boas e medianas exibições, sendo ainda de notar défice de finalização em algumas partidas nas quais criaram um notável volume ofensivo.

Quarto classificado com 22 pontos, o Ferroviário de Maputo quer entrar para o “top 3” da tabela classificativa, pelo que vai vestir e fato-macaco e lutar pela conquista dos três pontos!

Mas este desiderato somente poderá ser alcançado se, efectivamente, o conjunto orientado pelo belga Jean Loscuito se apresentar com boa capacidade de finalização. Mais: consistência defensiva para travar a eventual avalanche ofensiva que os “touros” vão apresentar neste duelo. Fora de casa, esta temporada, o Ferroviário de Maputo venceu apenas dois jogos, sendo que o primeiro foi no terreno do Incomáti (1-0) e depois em casa do Ferroviário de Nacala (3-0).

No embate da primeira volta, a 19 de Junho de 2022, houve registo de um empate a duas bolas numa partida disputada no Estádio da Machava.  

Traore, aos 5’, e Yudi, aos 25’, foram os autores dos golos do Ferroviário de Maputo, enquanto Rumi (23’) e Nene (56’) marcaram para a Black Bulls. Domingo, no Estádio 25 de Junho, o Ferroviário de Nampula faz “sala” ao Costa do Sol, num duelo entre o terceiro e quinto classificados, respectivamente com 25 e 21 pontos. Duas vitórias consecutivas (a primeira diante da Liga Desportiva, por 2-1, e a segunda frente ao Ferroviário de Nacala, por 2-0) espantaram a crise no Costa do Sol. Mais: devolveram tranquilidade ao grupo de trabalho e à equipa técnica bastante pressionada pelos adeptos.

Num terreno tradicionalmente difícil para as equipas visitantes, o Ferroviário de Nampula pretende capitalizar o factor casa para fazer registo da sexta vitória na prova. Em Nacala, o Ferroviário local testa a liderança e excelente momento de forma que a União Desportiva do Songo está a atravessar.

De resto, os “hidroeléctricos” ainda não perderam na prova e querem prosseguir com a sua senda vitoriosa. Pressionado, até porque está na 8ª posição com 16 pontos, portanto, próximo à zona de despromoção, o Ferroviário de Nacala é obrigado a vencer.

 

Resultados da 14ª Jornada

Costa do Sol 2-0 Ferroviário de Nacala

Matchedje de Mocuba 1-0 Ferroviário de Nampula

UD Songo – Liga Desportiva (falta de comparência da Liga)

Incomáti 2–2 Black Bulls

Ferroviário de Maputo 1-0 Ferroviário de Lichinga

Ferroviário da Beira – AD Vilankulo (adiado)

 

Jogos da 15ª Jornada

Black Bulls vs Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Lichinga vs Matchedje de Mocuba

Ferroviário de Nampula vs Costa do Sol

Ferroviário de Nacala vs UD Songo

Liga Desportiva vs Ferroviário da Beira (adiado)

AD Vilankulo vs  Incomáti

 

Melhores marcadores:

Oito golos: Lau King (UD Songo)

Seis golos: Victor (ABB)

Quatro golos: Melque (Black Bulls), Isac (Ferroviário de Nampula) e Widson (Costa do Sol)

Três golos: Edissone (Matchedje Mocuba), Jafete (Ferroviário da Beira), Jesus e Kadre (Black Bulls), Soares (Ferroviário de Nacala), Dário Melo (UD Songo) e Kito (Ferroviário de Maputo)

Dois golos: Rifel (Ferroviário de Nacala), Mário (Ferroviário de Maputo), Danilo I, Beto Maravilha e Mexer (Costa do Sol), Vivaldo e Rafik (Ferroviário de Lichinga), Nené e Hamed (Black Bulls), Munthali, Dinis, Victor, Malino e Sibale (AD Vilankulo), Nelson e Dayo (UD Songo), Pepo (Ferroviário da Beira) e Tomás (Incomáti)

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos