O País – A verdade como notícia

Black Bulls e Ferroviário da Beira licenciados “temporariamente” pela CAF

Fotos: O País

“Touros” e “locomotivas” de Chiveve já receberam a sua certificação de aprovação para a disputa das competições africanas de clubes, nomeadamente, a Liga dos Campeões e a Taça da Confederação, ou Taça CAF.

As duas colectividades foram aprovadas no rigoroso processo de licenciamento de clubes da Confederação Africana de Futebol, que inclui vários itens que devem ser validados.

Ao todo, são cinco os itens principais para um clube ser aprovado – o critério desportivo, o financeiro, o das infra-estruturas, o administrativo e o jurídico. Os dois clubes cumpriram com nota alta todos os critérios verificados à lupa pela CAF.

Assim, a Associação Black Bulls e o Ferroviário da Beira ficam autorizados a representar o nosso país na temporada 2022/2023 das Afrotaças, cujo arranque está previsto para Setembro próximo. Entretanto, em Agosto, as duas colectividades devem inscrever os seus jogadores para a fase das eliminatórias de acesso à fase de grupos.

Contudo, porque as duas colectividades apresentaram o Estádio Nacional do Zimpeto como seu campo de jogos, a aprovação da CAF tem reservas, nomeadamente, a aprovação permanente do recinto desportivo, ora aprovado temporariamente.

Só depois da aprovação do Estádio Nacional do Zimpeto, o processo de licenciamento estará efectivamente concluído.

De recordar que a Black Bulls vai lutar pelo acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de África, ao passo que o Ferroviário da Beira lutará pela participação na Taça da Confederação.

Enquanto para os “touros” será a estreia nas competições africanas, os “locomotivas” vão para a sua terceira participação, numa das quais atingiu os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos