As chuvas que já começaram a fazer-se sentir na cidade da Beira e a contínua inobservância de cuidados de higiene individual e colectiva nos principais mercados da cidade da Beira, local de aglomeração de parte significativa dos munícipes, podem levar a eclosão de doenças tais como diarreias agudas, cóleras, malária entre outras, se se tomar em conta que muitos produtos, alguns para consumo imediato, estão a ser comercializado na imundice.
E os consumidores, mesmo ciente do risco que correm dada a imundice que lhes rodeia, consomem naturalmente os alimentos.
O Conselho Municipal da Beira, através do seu vereador para a área de saúde, mostrou-se decepcionado com a atitude de alguns munícipes, alegando que não acata as campanhas de sensibilização.
Contudo, o município da Beira diz que já começou a capacitar os líderes dos bairros e activistas no sentido de intensificar as campanhas de sensibilização.
Neste momento, mais de duas mil pessoas estão directamente envolvidas em campanhas de sensibilização.
Refira-se que casos de diarreias tendem a ser controladas na cidade da Beira depois de nos últimos dois anos terem sido registados acima de 50 mil desta doença que causou mais de uma dezena de óbitos, contra menos de mil e quinhentos casos desde Janeiro deste ano, graças à campanha de sensibilizações levada a cabo pelo sector de saúde em parceria com o CMB