A BCX Moçambique, empresa especializada no desenvolvimento e apoio à transformação digital em três sectores críticos para a economia do país: mineração e energia, serviços financeiros e sector governamental, procedeu, esta quarta-feira, na 11 edição do Moztech, o lançamento de uma plataforma na núvem denominada “BCX ALP CLOUD”.
O projecto traz inovações tecnológicas para o país, que vão contribuir para o melhoramento do ambiente de negócios.
Falando no acto do lançamento da plataforma, no segundo painel da Moztech, o Director-executivo da BCX, Jonas Bogoshi, disse que esse acto constiui um momento histórico para a empresa, que opera em Moçambique desde 2005.
“É um dia especial, não só para mim ou na minha vida, mas também para a vida da BCX Moçambique. Hoje lançamos a BCX ALP CLOUD. A parceria entre a BCX e Alibaba Cloud traz para Moçambique uma das melhores plataformas do mundo”, disse.
Jonas Bogoshim explicou ainda que a plataforma foi lançada na África do Sul, no ano passado, sendo Moçambique o segundo país a beneficiar do projecto. Justificou que a escollha do país prende-se ao facto de ser um exemplo no que diz respeito ao desenvolvimento.
“A aposta em Moçambique enche-nos de esperanças, pois acreditamos que esta plataforma vai contribuir para a qualidade da tecnologia neste país. Vamos, com os nossos serviços, fazer a diferença pela forma como olhamos para o desenvolvimento tecnológico”.
Por seu turno, o Eric Wan, responsável pela Alibaba Cloud, empresa voltada para o mercado de computação em núvem, entende que a aposta em novas soluções tecnológicas vai permitir o avanço do país na área de tecnologias.
Intervindo na Moztech, Wan acrescentou que a parceria com a BCX tem como foco melhorar a qualidade dos serviços tecnológicos tendo como foco a satisfação dos clientes.
“Trazemos uma nova concepção de como lidar com a tecnologia em Moçambique, através de inovações que vão permitir maior dinâmica em vários sectores”.
Para Jan Bouwer as soluções propostas pela BCX são relevantes para o desenvolvimento tecnológico no país. Disse também, na sua intervenção, que as inovações tecnológicas são uma oportunidade para a África desenvolver-se rapidamente.
O Instituto Nacional de Tecnologoias de Informação e Comunicação (INTIC) desafiou a BCX a inscrever-se, tendo em conta que esta é a única instituição na qualidade do provedor desses serviços.
“Já há muitas empresas que se inscreveram no INTIC. A nossa luta é que mais empresas possam juntar-se a nós. Todos estamos a trabalhar para o mesmo objectivo, que passa por melhorar a qualidade dos serviços tecnológicos no país”, explicou Louruno Chemane, PCA do INTIC.
Durante o lançamento da plataforma, a BCX assinou um memorando de entendimento com a Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), que vai permitir que haja troca de serviços entre as duas instituições.