O País – A verdade como notícia

Basquetebol: quatro árbitros e dois comissários renovam carteiras internacionais

Foto: O País

António Sitoe, Maria Liliana, Nilton Macamo e Carlota Churame renovaram, há dias, as respectivas carteiras de árbitros internacionais que os habilita a apitar provas sob a égide da Federação Internacional de Basquetebol. De igual modo, Sidónio Sitoe, árbitro do Niassa, obteve, pela primeira vez, o estatuto de árbitro internacional de basquetebol. Já Guidion Matsinhe e Carla Massunda renovaram a carteira de comissários.

Os moçambicanos passaram nos testes físicos efectuados em Janeiro deste ano. Depois, foram bem-sucedidos nos testes teóricos de três módulos realizados entre Fevereiro e Março último na plataforma “e-Learning” (online) promovido pela FIBA Mundo.
António Sitoe, de 35 anos, é o mais experiente desta nova geração de árbitros com estatuto de internacionais. Num passado recente, foi indicado pela FIBA-África para a janela de qualificação à Liga Africana de Basquetebol (BAL), prova realizada em Dar es Salam, Tanzânia. No entanto, devido a questões burocráticas, não chegou a seguir para Tanzânia.

Em Dezembro de 2021, juntamente com os compatriotas Nilton Macamo Maria Liliana, António Sitoe dirigiu partidas da fase de apuramento da zona VI de acesso aos “Afrobasket’s” masculino e feminino na categoria sub-18, em Maseru, Lesotho.
Outrossim, António Engless dirigiu os VII Jogos da CPLP, evento realizado na capital do país, tendo ainda sido nomeado para a segunda janela de qualificação para o “Afrobasket” 2021, em Harare, Zimbabwe.

O árbitro internacional de basquetebol teve ainda uma experiência na Basketball National League (BNL), na África do Sul.
Por sua vez, o árbitro internacional moçambicano Nilton Macamo dirigiu, em 2022, a final do Campeonato Africano de Basquetebol masculino sub-18, prova que decorreu de 4 a 15 de Agosto, no Madagáscar.

A FIBA-África indigitou, igualmente para esta prova, a árbitra Maria Liliana Bagnath para apitar os jogos da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos.

A árbitra de Chimoio mereceu, em Agosto, a nomeação para o Campeonato Africano de Basquetebol feminino sub-18, prova que igualmente decorreu no Egipto.

Com carteira de internacionais “green license”, Maria Liliana fez parte do leque de juízes indigitados pela Comissão Nacional de Árbitros para apitar jogos do Torneio de Apuramento à Liga Africana de Basquetebol, no pavilhão do Maxaquene, Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal de 2022.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos